O Conjunto Carminha, no Benedito Bentes II, recebe neste sábado (4), das 8h às 17h, ações de cidadania do programa Governo Perto de Você. Antes considerado um dos locais mais violentos de Maceió, o conjunto passou a construir uma nova realidade depois que a Polícia Militar instalou, em 2011, a Base de Polícia Comunitária.

Além do Carminha, a atuação da base contempla a população dos conjuntos Benício Mendes, Parque das Américas e 1º de Julho. O trabalho deu certo e agora, reduzida a criminalidade, o Governo estabeleceu metas para as secretarias e órgãos públicos ligados à ação social. Elas devem desenvolver no conjunto um trabalho para que as pessoas possam ter não apenas segurança, mas condições dignas de sobrevivência.

Foi formada uma comissão de secretarias e o primeiro passo a ser dado será a realização, neste sábado (4), na Escola Municipal Petrônio Viana, do Programa Governo Perto de Você, uma das ações que estão agora interligadas ao Brasil Mais Seguro – Alagoas, programa coordenado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça.

O Governo Perto de Você é coordenado pela Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) e conta com a participação de outras secretarias. O programa levará diversos serviços públicos à população do Carminha, entre eles, emissão de carteiras de trabalho e de identidade, registro de nascimento – 1ª e 2ª vias –, CPF, casamentos coletivos, atendimento na área de defesa do consumidor com o Procon, saúde, educação, Defensoria Pública, Casal, meio ambiente, cultura, esporte e lazer.

Segundo o subtenente PM Fleximan Arruda, da Base Comunitária, a realização do Governo Perto de Você no Conjunto Carminha é de significativa importância. “O trabalho das Bases Comunitárias é diferenciado. É um trabalho de participação da polícia na comunidade, de diálogo. Fazemos visitas nas casas, escolas, pontos comerciais, enfim, a todos os locais onde podemos estar. Muitas vezes o crime é praticado após um conflito, briga de vizinhos, desavenças. Daí, conversamos com as partes e buscamos a conciliação”, afirma.

O militar diz que, reduzida a questão da criminalidade, o que mais a comunidade necessita agora é de gestão de governo na área de ações sociais. “E um dos passos é justamente a documentação, que muitos não têm”.

Com a documentação, que será oferecida gratuitamente no Governo Perto de Você, afirma o subtenente Fleximan, “que venham projetos que garantam trabalho para essa população. Um meio de vida, uma fonte de renda que a maioria não tem. Com esse programa, o Governo estará nos dando suporte para que a Base Comunitária continue dando certo”, ele diz.

O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, afirma que o governador entende que não basta apenas investir na segurança pública, mas que ações sociais devem estar interligadas às da polícia.

“Investir em educação, saúde, habitação, trabalho, emprego e renda são prioridades do Governo, para que os números da violência sejam reduzidos cada vez mais e Alagoas alcance a meta desejada com o lançamento, em nosso Estado, desse importante programa nacional de combate à criminalidade, o Brasil Mais Seguro - Alagoas. Com a união de todos, com certeza teremos o sucesso almejado”, diz o secretário.