Atento para a formação de uma rede de integração de conhecimento e qualificação de profissionais competitivos, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), fomenta a realização de cursos, eventos e programas nesse segmento. O foco da secretaria é criar um espaço favorável para o crescimento do setor de Tecnologia da Informação (TI) em Alagoas e que contribuirá para a sustentabilidade do Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços.

Nesse sentido, o governo estadual apoiou a realização do DemoDay Alagoas, que aconteceu nesta sexta-feira (3), reunindo empresários, gestores, estudantes da área. A expectativa do organizador e empresário de TI, João Kepler, era de criar um local de difusão de novos conhecimentos e debates, trazendo profissionais renomados na área em todo o País com experiências em empresas brasileiras e multinacionais, como o Google.

Um dos palestrantes, o secretário Eduardo Setton apresentou o cenário da ciência, tecnologia e inovação em Alagoas e no País, destacando o despertar do Governo Federal - por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - e o interesse de investimento das instituições representativas do setor produtivo, como a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Eduardo Setton destacou que o Governo de Alagoas anda no caminho certo na área de CT&I, já que executa a construção dos Polos Tecnológicos Agroalimentares, sendo um na cidade de Arapiraca e outro em Batalha. A construção acontece em parceria com outras instituições locais com o investimento total de R$ 12 milhões. O secretário também mostrou que a área de TI tem potencial e, por isso, foi contemplada com a implantação do Polo Tecnológico da informação, Comunicação e Serviços, empreendimento que será construído no bairro do Jaraguá e que reunirá micro e médias empresas de TI, incubadoras, entidades envolvidas no setor de CT&I.

Cursos

Também atenta à necessidade de qualificação profissional, a Secti apoiou a realização do curso Jornada Adobe CS6, encerrado na última terça-feira (31), sendo exemplo de qualificação profissional com o que há de mais atual e com certificados reconhecidos no mundo inteiro. A realização da Jornada Adobe capacitou mais de 250 profissionais e estudantes, divididos em turmas de 20 a 25 pessoas, durante todo o mês de julho.

Para o profissional de áudio visual Felipe Lavorato, que trabalha com a captação de vídeos, o curso foi de extrema importância. “O curso está sendo bastante proveitoso, dando maior conhecimento e ampliação das possibilidades, levando para o cliente um melhor produto, com qualidade”, defendeu.