Cerca de 30 prestadores de serviço da orla de Maceió estiveram reunidos, na quarta-feira (1º), na sede da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. Na ocasião, analistas e técnicos da instituição financeira e do Sebrae Alagoas apresentaram o cronograma das atividades que serão realizadas no segundo semestre deste ano.
A ação faz parte do programa Economia da Praia, que visa profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla da capital alagoana, uma das mais bonitas e procuradas do Brasil. Além disso, o programa tem o objetivo de promover capacitações para os donos de microempresas e empreendedores individuais que atuam no entorno das praias.
Durante a reunião, foram apresentadas as agendas de capacitação, que serão realizadas pelo Sebrae Alagoas, e o cronograma do diagnóstico, promovido pela Desenvolve entre os meses de agosto e outubro.
Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, o diagnóstico será elaborado, de inicio, com os prestadores de serviços que atuam entre o restaurante Lopana e o espaço Sete Coqueiros. “Como a orla de Maceió é muito grande, tivemos que selecionar um perímetro para iniciar o programa. Esta seleção levou em consideração a grande circulação de prestadores de serviços e turistas na orla”, explicou.
Para Patrícia Toledo, o diagnóstico é o marco inicial para as demais atividades do programa, principalmente a liberação de crédito da Desenvolve para os prestadores de serviços. “Só assim poderemos compreender quem são eles, o que eles fazem e quais as suas principais necessidades para que, assim, possamos atuar de uma forma mais eficaz, elaborando um plano de negócio para cada prestador de serviços”, enfatizou.
Termo de Referência
Além da reunião com os prestadores, esta quarta-feira foi marcada pela divulgação de um termo de referência para contratação dos consultores que irão elaborar o diagnóstico com os comerciantes da orla.
De acordo com o presidente da Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió (Aspsom), Noé do Nascimento, o diagnóstico será fundamental para identificar as necessidades de todos os beneficiados com o programa. “Todos os anos entram mais prestadores de serviço na região, então só com esse diagnóstico poderemos saber quais são os verdadeiros interesses e as pretensões de cada um”, disse.
Além de contar com a articulação da Desenvolve e do Sebrae, o programa tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), da Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió (Aspsom) e do Maceió Conventions.