A realização dos exames de necropsia pelo Instituto Médico Legal Estácio de Lima em Maceió, que estavam acontecendo na sede em Arapiraca, voltam a partir desta quarta-feira (1º) para a capital alagoana. A partir de agora, os exames serão feitos no prédio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizado no bairro do Prado.
De acordo com a assessoria da instituição de ensino, as atividades do SVO continuam sendo realizadas normalmente, mas apenas no período da tarde, os médicos legistas do Instituto Médico Legal (IML) estarão utilizando as instalações do prédio para a realização das necropsias dos corpos que deram entrada no referido órgão, cujo prédio se encontra em reforma física.
A Uncisal reforça ainda que todos os serviços do IML como entrada de corpos vítimas de morte violenta, laudos, certificados de óbito e outras documentações continuam sendo realizados na sua sede, na Praça da Afrânio Jorge.
O objetivo da medida é diminuir os custos já que todos os corpos que davam entrada no órgão em Maceió precisavam ser transferidos para o interior onde a necropsia era realizada. A transferência acontecia desde 10 de julho já que a sede do IML segue fechada pela falta de estrutura e com o posicionamento dos médicos legistas de não trabalharem no local devido às péssimas condições estruturais.
Enquanto os exames de necropsia serão realizados no SVO, as perícias como exame de corpo de delito continuam sendo feitas provisoriamente no Hospital Sanatório, no bairro do Farol, em Maceió. O aguardo dos médicos-legistas é para a construção do novo prédio do IML, prometido pelo governo do estado.