Hoje (01) a tarde tem barco-escola com estudantes da rede pública e professores do município de Branquinha. O embarque acontece às 13h, na base descentralizada do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na Ilha de Santa Rita – Marechal Deodoro. Durante o percurso, o grupo tem a oportunidade de aprender mais sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), com os técnicos do das Diretorias de Educação e pesquisa (DIDEP) e de Unidades de Conservação (DIRUC).

A maioria das pessoas desse grupo é formada por estudantes que conseguiram fazer o maior número de pontos durante a gincana ambiental realizada dentro do projeto Conhecer para Proteger a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. O município de Branquinha é um dos dez inseridos dentro dessa Unidade de Conservação.

O barco-escola é um catamarã, com capacidade para 50 pessoas, que faz parte do projeto Navegando com o Meio Ambiente. Nele a população pode conhecer mais sobre a região: as riquezas naturais, a importância sócio-econômica e as principais ameaças enfrentadas pelo CELMM. Entre os objetivos, o principal é sensibilizar alunos e professores de escolas públicas e privadas; universitários; pescadores; associações comunitárias e instituições.