Saúde lança projeto de prevenção contra DSTs e Aids na orla de Maceió

30/07/2012 10:07 - Saúde
Por Redação

 

Um projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai facilitar o acesso da população a preservativos. Trata-se dos dispensadores de preservativos, que foram entregues neste domingo (29), durante ação do Dia Mundial de Hepatites Virais, a bares da orla de Maceió e no terminal de ônibus do Benedito Bentes. A entrega foi realizada pela diretora de Vigilância Epidemiológica do órgão, Cleide Moreira.

“Essa ação faz parte de um projeto de descentralização da Sesau para facilitar o acesso dos preservativos”, disse a diretora, acrescentando que, inicialmente, os dispensadores serão distribuídos em 80 estabelecimentos, entre hospitais públicos e privados de Maceió, órgãos estaduais e outros locais. Em seguida, a mesma iniciativa será implantada nos municípios alagoanos.

Além do lançamento do projeto, a Sesau realizou, neste domingo (29), na área de lazer da Praia da Ponta Verde, uma ação de alerta sobre as hepatites virais, doença silenciosa e que pode levar à morte. A população atendeu ao chamado e compareceu à tenda montada pela secretaria, onde foi realizada a testagem para as hepatites B e C, além de vacinação contra a hepatite B e a Influenza H1N1.

O infectologista Fernando Barreiros informou que a situação em relação à doença é mais crítica nos estados do Norte do País. No Nordeste e nas demais regiões brasileiras, os casos de hepatite B estão na faixa de 1% da população – enquanto 1,5% das pessoas são portadoras do tipo C.

Segundo Barreiros, os gestores de saúde estão investindo na prevenção, já que, quando não tratados adequadamente, os dois tipos de hepatite evoluem para cirrose e câncer de fígado. Por isso, destaca ele, é fundamental prevenir a doença realizando atividades de orientação com a população, como também possibilitar o acesso à vacina para o tipo B, que pode ser encontrada nas unidades de saúde.

Em 2011, foram notificados 80 mil casos do tipo B e 100 mil do C no Brasil. Em Alagoas, foram 300 do tipo B e 160 do C. Na ação realizada no domingo, Fernando Barreiros afirmou que os casos detectados são encaminhados para os serviços de referência, que funcionam no Hospital Universitário (HU) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto.

Uma propaganda na televisão despertou o interesse de Cristiane dos Santos Moraes em procurar mais informações sobre as hepatites virais e se vacinar. “Estava assistindo TV e vi que haveria vacinação na orla. Então, resolvi me vacinar, porque nunca tinha sido imunizada contra essa doença”, frisou a dona de casa, que, mesmo com o tempo chuvoso, foi ao estande da secretaria.

Hepatites

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação no fígado. Como na maioria das vezes não apresentam sintomas, passam despercebidas e, quando o portador descobre, muitas vezes a enfermidade já se encontra em estado avançado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..