Lessa: "Segurança será tema central de minha administração"

27/07/2012 02:14 - Política
Por Redação
Image

Hoje, o CadaMinuto publica a entrevista com Ronaldo Lessa (PDT) dando continuidade à série com os candidatos à Prefeitura de Maceió. Lessa, que já ocupou o cargo de chefe dos Executivos municipal e estadual, afirma que está preparado para governar novamente Maceió.

Indagado sobre as chances de sair vitorioso na disputa pela prefeitura da capital alagoana, Lessa é enfático: Não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições”.

CadaMinuto - Porque seria um bom prefeito para Maceió?
Ronaldo Lessa – Maceió avançou muito, mas é preciso avançar ainda mais. Tenho consciência que as demandas que a cidade tem hoje crescem a cada dia. Portanto, temos urgência em atender as necessidades da população. Para isso, é preciso experiência e competência comprovada. Não temos tempo a perder com experimentos. Minha experiência como prefeito e governador por duas vezes já mostrou que estou preparado para o desafio. Violência, saúde e educação são áreas que temos que dar atenção imediata, já que a população exige uma solução rápida e eficaz para estes e outros temas que discutiremos nessa caminhada que se inicia.

CM - Quem considera o seu principal adversário?
RL - Eu não escolho adversário. Minha preocupação é apresentar ao povo de Maceió uma proposta de trabalho que resolva a fundo as principais reivindicações da população. Em um primeiro momento as questões mais urgentes, que dizem respeito à vida e ao bem estar imediato, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Em seguida, as questões que atingem a população como um todo, independente de classe social. Minha vontade e do Mosart é avançar nas conquistas iniciadas pelo Prefeito Cícero Almeida, construir uma Maceió cada vez melhor para todos. Só espero um debate de ideias e em alto nível. A população da nossa cidade merece.

CM - Como avalia suas reais chances de vencer as eleições?
RL - Não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições. Porque temos um compromisso histórico com o povo da nossa cidade. Essa força que sempre nos acompanha. Nossas propostas são reais e dizem respeito às questões fundamentais da vida das pessoas. Não iremos propor nada que não tenha esse objetivo. Avançar nas conquistas dos últimos anos e defender novas ideias para que Maceió se transforme na cidade que todos sonhamos e queremos.

CM - Acredita que a disputa para as eleições irá para o segundo turno?
RL - Não estou preocupado com isso. Nosso objetivo é passar para o povo da nossa cidade as nossas ideias de forma clara e que todos possam compreender a nossa mensagem, um compromisso inequívoco com o nosso povo e com as demandas urgentes das suas vidas. A vitória em primeiro turno pode ser uma consequência desse debate que estamos propondo. Mas se a população entender que essas ideias devam ser melhor apresentadas em um segundo turno, estaremos prontos e preparados para vencer também nessa outra etapa.

CM - Como avalia a gestão do atual prefeito de Maceió, Cícero Almeida?
RL - Muito boa. E essa avaliação não é só minha, é do povo da cidade. A administração do prefeito Cícero é bem avaliada por 82% da população. Isso só aumenta a nossa vontade e o nosso desafio. Avançar ainda mais nas conquistas, com uma preocupação incansável em atender sempre às necessidades do nosso povo e construir uma Maceió cada vez melhor.

CM - Se eleito, qual seu principal projeto para Maceió?
RL - A valorização da vida. Atender os desejos e necessidades, primeiramente, dos que mais precisam. Suas demandas em relação à segurança, à saúde, à educação, ou seja, tudo aquilo que trata das maiores preocupações da família maceioense. Em seguida tratar da organização da cidade, avançar no bem avaliado projeto do prefeito Cícero Almeida. Nisso, o Mosart vai me ajudar muito já que foi o responsável por obras estruturantes que mudaram o perfil da cidade.

CM - Como resolver o problema do transporte público em Maceió, uma das principais reclamações da população?
RL - A deficiência é grande. A administração atual teve que atuar em muitas áreas ao tempo para recuperar o tempo perdido na administração anterior. Esta uma área que teremos que atuar de forma decisiva. Além da renovação da frota, existem exemplos bem sucedidos em outras cidades que podem ser implantados aqui. Passagem integrada, onde o trabalhador se desloca para vários pontos da cidade pagando uma só tarifa, sistema informatizado que controla o tempo de deslocamento dos ônibus, terminando com os atrasos, além da oferta de novos meios de transporte, como a ampliação do VLT, integrando o centro da cidade com os bairros mais distantes. A solução não é única, é um conjunto de ações que favoreçam a mobilidade do cidadão que precisa trabalhar e se divertir.

CM - Como o novo prefeito de Maceió poderá ajudar o governo do Estado a combater a criminalidade?
RL - Este será um tema central da nossa administração. Como citei na resposta anterior, a valorização da vida será o objetivo maior do nosso trabalho. Nada é mais importante e urgente que a preservação da vida. Para este fim estarão dirigidos todos os nossos esforços do nosso governo. A questão da segurança é, sim, um problema também do prefeito. Não podemos jogar a responsabilidade só para o governo federal.

Precisamos desenvolver uma política integrada, onde a solução da criminalidade não passe apenas por operações policiais, mas sim pela atenção aos jovens de 18 a 25 anos, faixa da população que mais sofre as consequências da falta de políticas públicas para a área da segurança. Eles precisam estar ocupados, estudando, praticando esportes, tendo aulas de computação, música, ou seja, envolvidos em ações culturais e esportivas que possam, aliados à educação, oferecer uma vida saudável que os afastem da criminalidade. A questão é complexa, mas não teremos solução sem o foco na cidadania e na cultura da paz. Isso não é discurso de candidato. É um compromisso e um programa que vamos apresentar em detalhes durante a campanha.

CM - No campo da educação, o senhor tem algum projeto, como por exemplo, as escolas em tempo integral?
RL - Certamente. Todos sabem o compromisso do PDT com a educação. O comprimisso de Brizola e Darcy Ribeiro nos inspira a seguir nesse caminho. Educação de tempo integral é o modelo mais eficiente para uma educação de qualidade. Como falamos há pouco, quando o jovem permanece na escola estudando, praticando esportes, tendo aulas de computação, música, entre outras atividades, ele está afastado da criminalidade e da violência urbana. Além disso, a qualificação do professor, com a formação continuada e a melhoria salarial, é garantia de uma educação melhor e de qualidade. O Ministério da Educação possui diversos programas e fontes de financiamento que podem ajudar, e muito, nesse processo.

CM - Já que as drogas são apontadas como o motivo principal dos índices de violência, a prefeitura pensa em investir em CAPS (Centros de Apoio Psico-Social) voltado para dependentes químicos?
RL - Além do trabalho de assistência social já desenvolvido pelo município, podemos ampliar os serviços por meio de parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os CRAS e os CREAS são portas de entrada para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social, entre elas os dependentes químicos, a saírem dessa situação. Convênios com instituições que tem experiência em tratamento de dependência químicas também fazem parte da solução. Ou seja, reforço que as soluções para os principais problemas da nossa cidade não podem ser resolvidos de forma isolada. Eles precisam ser vistos de forma integrada e as soluções buscadas a partir das ações da prefeitura, em parceria com o governo federal, que hoje disponibiliza muitos recursos para quem tem bons projetos. Mas há também a necessidade do envolvimento de cada um na solução desses problemas. A participação popular será também uma marca do meu governo.  

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..