Pensando em disseminar assuntos relacionados à energia solar e mostrar aos consumidores do setor agropecuário o potencial do assunto dentro do segmento, a Donauer irá expor o sistema Anauger Solar em um treinamento ministrado na Bahia e durante a ExpoAgro, feira agropecuária realizada na cidade de Salvador.
Profissionais da empresa ministrarão um treinamento nos dias 27 e 28 de julho, em sua sede na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Segundo o diretor da Donauer, Marco Nowak, profissional responsável pelo curso, a ideia de utilizar os produtos da Anauger partiu de sua observação pela linha solar. “O sistema possui apenas dois produtos, mas atende bem as necessidades do mercado de energia solar.” O treinamento tem foco na introdução aos conceitos gerais dos sistemas solares fotovoltaicos e contará com a presença do engenheiro da filial da Donauer de Portugal, Nélio Marques.
As bombas da Anauger, com foco no produto movido a energia solar, também estarão expostas no estande da Donauer durante a ExpoAgro, entre os dias 4 e 12 de agosto. “Já somos parceiros e essa é outra oportunidade para aproveitarmos", conclui Marco.
A parceria entre as duas empresas é recente, mas já se tem grandes expectativas. “Essa é uma grande oportunidade para a Anauger mostrar sua nova linha e também suas soluções com base em energia solar. O mercado de agronegócios precisa de água trazida dos poços e cisternas. Mas, muitas vezes não é possível contar com a energia elétrica, ou por custos elevados ou por não terem acesso a energia elétrica em grandes extensões de terra”, afirma Marco Aurélio Gimenez, diretor comercial da Anauger. Para ele, essa parceria é uma excelente oportunidade de angariar novos negócios e disseminar o assunto num setor de grande importância no mercado brasileiro.
A linha solar é uma alternativa para sítios e fazendas que têm grandes extensões e não possuem redes de energia elétrica que atendam a toda a extensão de terra de grandes fazendas. O modelo alimentado com energia vinda do sol atende este tipo de local com eficiência e sem gerar manutenção.
O sistema Anauger Solar pode-se aproveitar o sol para bombear água sem custos. O método funciona por placas fotovoltaicas, que captam a radiação solar e alimentam a bomba. Em dias ensolarados e com radiação ininterrupta é possível bombear aproximadamente 8 mil litros de água por dia. O modelo dispensa bateria e enquanto houver luz solar, mesmo que mínima, haverá água. A marca disponibiliza dois modelos de bombas, com potência de 100 w, 130 w e 170 w. Um é destinado a poços com diâmetro a partir de 6 polegadas (P100) e outro para reservatórios ou cisternas (R100).