Alagoas participa do encontro nacional sobre Ciência e Tecnologia

24/07/2012 01:10 - Economia
Por Redação

Secretários, gestores públicos e pesquisadores e demais atores envolvidos com a ciência no país participam, nesta semana, de encontros na cidade de São Luís, capital do Maranhão. O Estado de Alagoas está representado na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no Fórum Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e no Conselho Nacional das Fundações Amparo à Pesquisa (Confap), pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti.

O Fórum do Consecti e Confap iniciou nesta segunda-feira (23) e vai até a próxima sexta-feira (27). A cerimônia de abertura teve a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e da governadora Roseana Sarney.

O ministro fez questão de destacar a parceria entre o Ministério de CT&I com o Consecti e o Confap, além de citar como ação de curto prazo a busca pela melhoria da legislação para a área de CT&I. .

Para o secretário Eduardo Setton, falar sobre os parques tecnológicos no Fórum do Consecti & Confap demonstra que Alagoas está no caminho certo, pois os projetos são considerados estratégicos na política estadual de CT&I.

Setton cita que a ideia é que o Parque de Alagoas tenha a mesma forma de gestão de outros já existentes no país. No entanto, em Alagoas serão criados produtos e serviços com foco na solução das necessidades do Estado “Exemplo disso são os Polos Tecnológicos Agroalimentares que beneficiarão diretamente as demandas dos pequenos produtores de mandioca, em Arapiraca, e da cadeia produtiva de leite e derivados, em Batalha”, explica o secretário.

Na reunião do Consecti, além de tratarem das políticas de CT&I no Brasil, também abordaram o tema “Cenário dos Parques Tecnológicos no Brasil”, apresentando os casos dos estados de Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Para o segundo dia do encontro da Consecti, os secretários de todo o país vão tratar, junto com suas equipes, sobre “O Papel dos parques Temáticos dentro do Programa Brasil Maior”.

Também participa das discussões do Fórum Consecti & Confap parte da equipe técnica da Secti, o superintendente Geraldo de Oliveira e o diretor de Parques Tecnológicos da Secti, Adeilto Lima. “O evento é um importante fórum de discussão das políticas públicas e ações em CT&I, servindo não só como uma ferramenta de interação dos secretario, mas também como um ambiente de troca de experiências e ações em conjunto”, evidencia Geraldo de Oliveira.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..