O projeto “Eu vivo o esporte”, desenvolvido pela Fundação Teotônio Vilela no município de Craíbas, com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio da operadora de telefonia Vivo, deve ser renovado em reunião da presidente da instituição, Janice Vilela, e diretores da empresa patrocinadora, segunda-feira (23), em São Paulo. “São 300 menores, de 9 a 16 anos, beneficiados diretamente com oficinas esportivas de basquete, vôlei e futebol”, destacou Janice.

Segundo Janice, o projeto acontece desde setembro do ano passado, numa parceria com a Prefeitura de Craíbas e com o Minas Tênis Clube, que detém a metodologia esportiva utilizada e é responsável pela supervisão periódica dos professores. “As crianças e adolescentes inscritas devem estar matriculadas na rede municipal de ensino”, enfatizou, informando que a Fundação também firmou convênio com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente através da Fundação da criança e do Adolescente (FUNCRIAD).

“Esse convênio é para as ações complementares das oficinas esportivas e oficinas educacionais de teatro, informática, vídeo, cinema e educação sexual, com ênfase na prevenção de gravidez na adolescência”, acrescentou Janice, esperando que o projeto seja renovado. “Essas oficinas, o compartilhamento desses menores na vida esportiva, têm feito a diferença na redução de problemas na infância e adolescência de Craíbas”, comentou. “É uma referência, um modelo, um exemplo”, especificou.

Histórico – Janice Vilela contou que em maio de 2010, a Vivo instalou uma torre de telefonia em Craíbas e pediu autorização à Fundação Teotônio para colocar o nome do Menestrel das Alagoas. “Conversei com minhas irmãs, meus irmãos, mas claro que demos a autorização, era mais uma homenagem ao nosso Teotônio Vilela”, salientou. “Depois, fui procurada pela diretoria da empresa para desenvolvermos juntos um projeto social em Craíbas”, disse.

“Conheci o projeto Eu vivo o Esporte e aceitei que a Fundação fosse a proponente dessa iniciativa”, afirmou, assegurando que hoje os benefícios são visíveis no município. “É um projeto que investe na criança, que pensa o futuro”, adiantou Janice, citando uma frase do Menestrel que ela acredita retratar a parceria da fundação com a Vivo e o Ministério do esporte: “O Brasil é um país potencialmente senhor do futuro, porque o próprio futuro se encontra dentro dele”.