Megacargueiro da Vale volta a operar 7 meses após acidente no MA
O Vale Beijing, um dos maiores navios para carga seca do mundo, com capacidade para 400 mil toneladas, voltou a operar sete meses após ter sido danificado durante seu primeiro carregamento, no Maranhão, informou a operadora sul-coreana STX Pan Ocean.
O acidente de 6 de dezembro no porto Ponta da Madeira, no Maranhão, quando o navio apresentou uma rachadura, foi um grande revés para tentativa da Vale de cortar os custos de
frete para a China usando uma frota sem precedentes de 35 megacargueiros Valemax.
Segundo a STX Pan Ocean, o megacargueiro deixou o estaleiro em Jinhae, na Coréia do Sul, no dia 1º de julho e está a caminho do Brasil, com chegada ao Maranhão prevista para o dia 8 de agosto, após reparos em um estaleiro sul-coreano. A empresa deu detalhes sobre os reparos ou mais esclarecimentos sobre o motivo do acidente.
"O Vale Beijing passou por reparos e inspeção entre o fim de abril e o fim de junho e agora está operando perfeitamente", declarou à Reuters um porta-voz da STX Pan Ocean, que deve entregar mais seis megacargueiros até o fim de 2013.
O bloqueio da China a navios de grande porte tem forçado a Vale a transportar minério de ferro para o país a partir de um hub nas Filipinas.
A frota dos megacargueiros da Vale, mais competitivos que outras embarcações, pelos ganhos de escala, está ampliando sua atuação no mercado justamente neste momento ruim do setor, alimentando o lobby contrário chinês.
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