Itabaiana sai na frente, toma susto, mas consegue a primeira vitória

15/07/2012 16:38 - Futebol
Por Redação

A torcida do Itabaiana não fez jus ao hino do clube: "somos Itabaiana, cidade celeiro, que vibra no esporte com o seu tremendão". Com campanha ruim do time na Série D do Campeonato Brasileiro, o torcedor ceboleiro não se animou tanto em apoiar o time na tarde deste domingo, no Estádio Presidente Médici, contra o Feirense.

Apenas mil e vinte e nove expectadores foram à campo demonstrar que ainda acreditavam na classificação. Em tarde de vários estreantes no time sergipano, a começar pelo comandante, o gaúcho Ubirajara Veiga, o tremendão conseguiu a primeira vitória na competição. Mas ela veio com sustos.

Sabendo da necessidade do triunfo, o Itabaiana arriscou mais e insistiu em marcar o gol. Conseguiu êxito só aos 24 minutos, com o zagueiro Jalnir, um dos estreantes. Mas o Feirense jogou um balde de água fria nos anfitriões e empatou o jogo ainda no primeiro tempo, com o também defensor Mota.

O tento da vitória do Itabaiana só saiu no segundo tempo. Um belo gol de Thiago, que mandou de primeira, da entrada da área, sem chances para o goleiro Naldo. O resultado elevou o tremendão à terceira colocação no grupo, com quatro pontos, um a menos que o Sousa, vice-líder, que está na zona de classificação.

O Feirense manteve os quatro pontos na tabela e está na quarta colocação do grupo. O time folga na próxima rodada e encara o Itabaiana novamente no próximo dia 29, desta vez em casa, no Estádio Pedro Amorim. O Itabaiana visita Alagoas no domingo, onde vai medir forças com o CSA, líder do grupo, no Rei Pelé.

Ita pressiona, marca, mas é surpreendido

Precisando urgentemente da vitória, para não se distanciar ainda mais da zona de classificação para a segunda fase do grupo A-4, o Itabaiana começou a partida de maneira alucinante, buscando incessantemente o gol da equipe baiana. O time da serra conseguiu criar boas chances e encurralou o Feirense, que só se defendia.

Logo aos três minutos, o atacante Rony perdeu um gol incrível para o Itabaiana. Edson partiu com a bola pela esquerda e encontrou Renna. O atacante recebeu, avançou e fez bom lançamento para Rony que, dentro da área, frente a frente com o goleiro, bateu inexplicavelmente para fora.

Este foi apenas o cartão de visita para os rivais. Em outra boa jogada pela lateral, o estreante Jailton lançou Fabiano pela direita. O lateral levantou a bola na área e Thiago desperdiçou a oportunidade de se consagrar. Ao invés de testar para o gol, ele cabeceou para trás, dando uma de zagueiro e ajudando o adversário a se livrar do perigo.

O tremendão continuou pressionando e deixou a impressão no torcedor de que a primeira vitória no Brasileirão era uma questão de tempo. Mesmo ainda sem o padrão tático de Ubirajara Veiga, que só comandou dois treinos com a equipe, o time apresentava evolução em campo. Em falta para o Itabaiana, Renna lançou a bola na área e Naldo tirou no susto o perigo de gol. A bola ainda sobrou para Edinho, que mandou para fora.

No setor de frente, Rony e Renna estreava como titular. Os nomes até sugerem a formação de uma dupla sertaneja. Mas em conjunto os dois não apresentaram tanta afinação, pelo menos no quesito entrosamento. Em falha da zaga do Feirense, Rony recuperou a bola e partiu para o ataque. Renna e Thiago estavam em boa condição, abertos na lateral. Porém o atacante não observou o bom posicionamento dos companheiros e preferiu resolver sozinho. Ele limpou o zagueiro e arriscou de longe, para a fácil defesa de Naldo.

A partir daí, o Feirense conseguiu se assentar no jogo e respondeu em grande estilo às investidas dos anfitriões. Rodrigo dominou a bola, avançou para a área do Itabaiana e passou por Valdson com um corte seco. O zagueiro do Itabaiana passou batido e escorregou em campo. Com o caminho aberto, o atacante da equipe baiana arriscou o chute mas foi bloqueado por Jalnir.

O Feirense teve ainda duas boas oportunidades de marcar com o atacante Ramon. Na primeira, ele cabeceou para fora. Em seguida, recebeu a bola dentro da área e desperdiçou, mandando para a linha de fundo. Foi a deixa para o tremendão dar a resposta e balançar as redes.

Aos 24 minutos, Fabiano cobrou o escanteio na direita. A bola passou pelo primeiro poste e foi desviada por Edson, indo parar na cabeça de Jalnir, estreante da tarde, que abriu o marcador. A torcida do Itabaiana se animou nas arquibancadas e deixou a festa ainda mais bonita no Presidente Médici.

Contudo, o gol, ao invés de dar um ânimo a mais aos jogadores do Itabaiana tentarem fechar logo o resultado positivo, acabou fazendo com que a equipe diminuísse o ritmo e abrisse espaço para os rivais, que empataram logo em seguida. Aos 32, Mailson cobrou falta e surpreendeu Gessé, que estava um pouco adiantado e não conseguiu alcançar. A bola sobrou para Mota, que deu um toque sitil, empurrando para o fundo das redes.

O Feirense cresceu no jogo e esteve bem próximo de conseguir a virada. Com esse balde de água fria o time da casa foi para o intervalo.

Equilíbrio e gol da redenção

Voltando sem alterações do intervalo, as duas equipes fizeram um segundo tempo equilibrado. O Itabaiana teve uma grande oportunidade de retomar a dianteira do placar. Em bola levantada na área, Rony cabeceou com veneno e a bola explodiu no travessão. O time baiano respondeu e ameaçou os itabaianenses em várias oportunidades.

Após os vinte minutos de jogo. Os treinadores começaram a mexer no time. Enquanto o técnico do Feirense colocou jogadores com postura mais defensiva, Veiga pôs em campo jogadores que deveriam deixar o time mais ofensivo. Ele promoveu a estreia de Luciano Fonseca e ainda colocou o ligeirinho Bibi, para dar maior velocidade ao ataque.

Os dois time chegavam bem ao ataque, mas desperdiçavam as oportunidades criadas. Até que, aos 31 minutos, o Itabaiana sondou a área do Feirense, que estava fechado na defesa.

O zagueiro Mota afastou a bola de cabeça e Thiago ficou com a sobra na entrada da área. Ele matou no peito e mandou o chute de primeira, fazendo um belo gol.
Novamente em vantagem, o Itabaiana manteve maior posse de bola e conseguiu confirmar o primeiro triunfo sergipano na Série D. O tremendão respirou e vai em busca da classificação.

O Feirense se mantém no bolo e vai tentar dar o troco na equipe sergipana, quando estiver em seus domínios.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..