Secretária participa de Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

09/07/2012 22:15 - Maceió
Por Redação

 

A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, vai participar da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece nesta quarta-feira (11) e prossegue até o sábado (14), em Brasília (DF). No evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Alagoas será representado por uma delegação que inclui 29 adolescentes.

Este ano, a conferência apresenta como tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios”. Durante o encontro, será debatida a política nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que passaram por consulta pública no ano passado e está em fase de finalização. A formulação deste tema foi o objetivo na 8ª edição do evento.

O objetivo geral é mobilizar grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento, portanto, da política e do plano. A Conferência está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A secretária da Mulher, Katia Born, ressalta a importância do evento para as crianças e adolescentes do Estado. ‘’Em nossas conferências municipais, fizemos debates com as crianças perguntando o que elas queriam, e a resposta em sua maioria era que queriam ser cidadãs, ter lazer, uma família unida. Portanto, esta conferência veio com um perfil diferente, para repararmos a criança com bons e focados olhos, em todos os aspectos’’, disse.

Kátia lembrou que dos 102 municípios, a Superintendência de Políticas para Crianças e Adolescentes conseguiu que 91 fizessem as conferências. “Todos os delegados apresentaram as discussões que foram feitas nesses municípios. Assim, escolhemos três propostas de cada eixo para levarmos à Conferência Nacional de Brasília’’, informou.



 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..