Naufrágio na Vila: Grêmio perde por 4 a 2 para o Santos

08/07/2012 15:26 - Futebol
Por Redação
Image

A boa campanha do Grêmio no Brasileirão começa a se desfazer. Na Vila Belmiro, neste domingo, o time foi impotente diante do Santos, acabou goleado por 4 a 2 e chegou à segunda derrota consecutiva, afastando-se do G-4. E, má notícia, a próxima partida também será complicada: contra o Cruzeiro, de Celso Roth, domingo, em Minas Gerais.

O desfecho na Vila não combinou com o início do Grêmio. Marcando no campo do Santos, com posse de bola e dominação, sufocou o adversário. Mas não concluiu, e esse foi o problema crônico do time do técnico Vanderlei Luxemburgo. Com três zagueiros e só Kleber como atacante de ofício, obrigou Rafael a fazer apenas uma defesa em todo o primeiro tempo, em chute de Fernando.

E isso que o Santos jogou partida apenas razoável. Já sem Ganso, também não teve jogadas individuais de Neymar. A rigor, mal ameaçou o gol de Marcelo Grohe. Quando isso aconteceu, porém, foi com eficiência invejável.

Basta ver o primeiro gol, em escanteio cobrado por Felipe Anderson, aos 26 minutos. Neymar ganhou de Vilson e de Souza na bola aérea, ajeitando para Edu Dracena. O zagueiro aproveitou a imobilidade de Gilberto Silva e empurrou de carrinho para o gol.

Até aí, Grohe havia tocado apenas uma vez na bola. E não voltou a pegá-la até a saída para o intervalo, mesmo com o golaço de Felipe Anderson, aos 38 minutos. Ele recebeu de Juan, dominou sem ser ameaçado por Vilson, girou e acertou o ângulo, de fora da área.

— Erramos em duas bolas e tomamos dois gols — resumiu o volante Fernando.

A falta de poder ofensivo fez Luxemburgo desfazer o esquema já no intervalo. Voltou com Marcelo Moreno e Gabriel nos lugares de Marco Antônio e de Tony. Logo no primeiro minuto, veio o lance mais polêmico. Em escanteio da direita, a zaga do Santos desviou para trás e Felipe Anderson afastou — mas ficou a dúvida se a bola entrou ou não. Conforme o árbitro auxiliar posicionado na linha de fundo, a bola não entrou.

De qualquer forma, era uma melhoria para o Grêmio. Aos cinco minutos, Moreno teve chance e bateu prensado. E, aos oito, Kleber reclamou de pênalti de Durval. Mas aí a defesa comprometeu. Em escanteio da esquerda, aos 17 minutos, Marcelo Moreno desviou no primeiro poste e, sem querer, deu a assistência para Neymar. O craque cabeceou forte, sem chances para Grohe: 3 a 0.

Pior aconteceu aos 24, quando Felipe Anderson cobrou falta da esquerda e houve leve desvio de Moreno, o suficiente para enganar Grohe. Com o quarto gol, acabava de vez a tarde do Grêmio na Vila. O gol de honra, de Vilson, aos 32, após cobrança de falta de Marquinhos, nem fez diferença em meio ao desastre — assim como o belo chute de Marquinhos, aos 47min, que definiu o 4 a 2.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..