Itec e Polícia Civil firmam parceria para modernização de dados e processos policiais

07/07/2012 05:00 - Maceió
Por Redação

 

Dentre as medidas de segurança que fazem parte do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas estão a agilidade e a modernização dos processos e dados da Polícia Civil. Esta demanda será realizada por meio de uma parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que recebeu a visita, nesta quinta-feira (5), do diretor de Estatística, Informática e Armas da Polícia Civil, delegado Medson Maia, para alinhamento das ações.
O analista de rede do Itec, Luiz Henrique, explica que uma das principais ações previstas é a interligação entre Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual, o que possibilitará maior celeridade aos processos por meio da virtualização dos inquéritos policiais, tornando o trâmite, que hoje é físico, totalmente virtual, assim como já é realizado no Poder Judiciário. Este fluxo digital dos documentos, além de agilizar os processos, já que uma prisão, por exemplo, poderá ser solicitada, decretada e efetuada em menos tempo, também representará uma significativa economia de recursos com a eliminação do papel.

Outra medida a ser adotada é a transferência da hospedagem dos sistemas da Polícia Civil, como o Sispol (Sistema de Informação Policial), para o Itec. Com essa medida, são minimizadas as possibilidades de o sistema sair do ar e impedir, por exemplo, a elaboração dos Boletins de Ocorrências (BO). “A partir da próxima semana já estaremos realizando a migração de todos os sistemas e aplicativos para os servidores do Itec, o que trará como benefícios uma maior rapidez na performance, mais segurança e maior disponibilidade dos dados, já que poderão ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar”, ressaltou o diretor de Infraestrutura e Operações do Itec, Alberto Paes.

“Essa parceria com o Itec é muito importante, e por ser o órgão competente do Estado na área de tecnologia, não fazia sentido mantermos os nossos sistemas e dados no CPD da Polícia Civil. Compartilhando essa responsabilidade com o Itec, a Polícia Civil poderá se concentrar em ações mais objetivas no combate à criminalidade”, afirmou o delegado Medson Maia, que elogiou a infraestrutura do Itec.

“Nesta visita pudemos constatar que o parque tecnológico é muito bom, de alta qualidade, possibilitando maior agilidade e a manutenção da segurança dos dados policiais”, ressaltou.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..