Crianças do Conjunto Carminha recebem livros do “Educação para Paz”

07/07/2012 06:40 - Maceió
Por Redação

 

Os alunos do 1º ao 4º ano da Escola Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha, no bairro do Benedito Bentes, ganharam mais um motivo para se dedicar às aulas de cultura de paz e não-violência. Na manhã desta sexta-feira (6), o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, foi à escola entregar os livros do programa “Educação para Paz”, sendo recebido com grande festa por toda a comunidade escolar.
O programa consiste em inserir no currículo escolar uma disciplina para educação emocional dos alunos do ensino fundamental como forma de ensiná-los a lidar com os sentimentos e também para prevenção às drogas. “Educar emocionalmente nossas crianças é possibilitar a elas um amadurecimento viável para saber lidar com as situações que possivelmente as empurrariam para comportamentos agressivos e negativos ou às drogas como forma de resposta”, explicou o secretário Jardel Aderico.

A entrega dos livros aconteceu em meio a grande euforia, já que as crianças queriam ver mais uma vez os personagens das histórias que falam de paz, solução amigável de conflitos e respeito a todas as pessoas: Vovô Exper, Oto, Natu e toda a turminha. “Temos seis crianças especiais na escola e os alunos falam que elas são como a Liz do livro, que é cadeirante. Isso ajuda na interação entre eles”, disse a coordenadora pedagógica Janete Gomes.

A professora do 2º ano, Márcia de Albuquerque, apontou outra mudança. “A compreensão entre eles melhorou muito. Antes eles eram muito afoitos, por qualquer coisa batiam ou tinham que revidar. Agora eles conversam mais, saem de perto para não brigar”, explicou.

Outra pessoa que falou do efeito positivo das aulas entre as crianças foi Eliete Oliveira, aluna do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola e mãe dos alunos Gabriel (3º ano) e Graziele (2º ano). “Eles começaram com as aulas no ano passado e pararam de brigar em casa, se ajudam mais, respeitam os outros. Eles até ensinam pra gente em casa sobre os pacifistas e como resolver as coisas na conversa, sem brigar”, disse Eliete, que foi à escola esta manhã para agradecer, em nome de todos os pais, ao secretário Jardel Aderico pela iniciativa do “Educação para Paz”.

“Isso deixa a todos nós do Governo do Estado, e particularmente da Sepaz, muito felizes, porque este é um grande trabalho de prevenção que está sendo feito, um investimento no futuro das nossas crianças. Queremos que eles cresçam confiantes, pacíficos, e que não caiam nas armadilhas da violência e das drogas. É para isso que estamos trabalhando”, afirmou Jardel.

A entrega dos livros foi encerrada com a apresentação musical de uma ex-aluna e com a apresentação de coco de roda dos alunos do 3º ano. Policiais militares da Base Comunitária do Carminha também estiveram presentes durante as apresentações.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..