Violeiros e Trovadores levam arte para alagoanos

05/07/2012 08:57 - Cultura
Por Redação

“Vamos executar repentes para família alagoana, todos cantadores vão de Maceió a Santana, vamos para vinte cidades levando nossa caravana”. Os versos são do repentista e Patrimônio Vivo de Alagoas, João Procópio Lima e anunciam a Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas.

A Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (Avta) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizam de 5 de julho a 15 de agosto a Caravana Cultural de cantadores repentistas em 20 cidades alagoanas.

O objetivo é despertar na comunidade e nos jovens de escolas da rede pública a importância de valorizar a cultura popular. A mostra da arte da cantoria de viola e do repente acontecerá em praça pública e nas escolas da rede pública de ensino dos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Anadia, Marimbondo, Palmeira dos Índios.

A caravana também visitará as cidades de Igaci, Major Isidoro, Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Delmiro Gouveia, Piranhas, União dos Palmares, Viçosa Passos de Camaragibe, Arapiraca, Penedo, Novo Lino, Flexeiras e Colônia de Leopoldina.

De acordo com o presidente da Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas, Procópio Lima, a caravana terá o propósito de levar o conhecimento e incentivar a comunidade escolar e a população das cidades beneficiadas com a cantoria. “Queremos mostrar o que é a cantoria de viola e a vida do cantador. A caravana também tem a proposta de revelar novos talentos na cantoria de viola do estado”, destacou.

Procópio fala ainda, da importância do Repente para a cultura nordestina e as mudanças que os avanços tecnológicos trouxeram para a cantoria de viola.

“Os cantadores foram repórter da notícia da Cultura do povo nordestino, mas com a chegada da televisão a cantoria de viola foi perdendo espaço para outras atrações e tipos de música, por isso a importância de projetos como este que incentiva a cultura do nosso Estado”, afirmou.

“A Associação agradece o apoio do Governo do Estado, por meio da Secult na realização do evento”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..