Com o objetivo de acompanhar os trabalhos das equipes envolvidas no “Programa de Segurança Brasil Mais Seguro – Quem Ama Alagoas Constrói a Paz”, que tem como eixos de atuação a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) e o controle de armas, o Poder Judiciário de Alagoas contará com uma Sala de Monitoramento.
“O espaço físico já está definido e será no 1 º andar do Tribunal de Justiça de Alagoas. Assim que os equipamentos chegarem vindos do Ministério da Justiça os trabalhos serão iniciados”, declarou o juiz e coordenador das atividades Diógenes Tenório de Albuquerque.
Os profissionais que estiverem trabalhando na Sala de Monitoramento “poderão acompanhar de forma permanente o trabalho realizado pelas equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Defesa Social, e ainda promover o cumprimento de mandados de prisão e dar maior celeridade aos inquéritos que estiverem sem dinâmica”, informou o coordenador.
Os trabalhos da Sala de Monitoramento contarão com a colaboração de aproximadamente oito a dez profissionais representantes dos governos federal e estadual, contando ainda com o apoio de entidades locais como Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/AL e Secretaria de Defesa Social.
O “Programa de Segurança Brasil Mais Seguro – Quem Ama Alagoas Constrói a Paz”, foi lançado na quarta-feira, 27 de junho pelo o governador Teotonio Vilela Filho e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A solenidade aconteceu no Teatro Gustavo Leite e contou com representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, igrejas, associações, artistas do Movimento Humanos Direitos e demais cidadãos que compõem a sociedade civil.