Trabalhadores de Marechal Deodoro foram contemplados, na última terça-feira (3), no Espaço Cultural Santa Maria Madalena, com o I Seminário em Saúde do Trabalhador. A ação, promovida com o apoio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Saúde de Maceió, foi realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/SMS), em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nast) da Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro.
A mesa de abertura do evento contou com as presenças das coordenadoras do Cerest Regional de Maceió, Denise Moreira, e do Núcleo em Saúde do Trabalhador de Marechal Deodoro, Renata Lima, além do médico do trabalho do Cerest, José Gonçalo, dos engenheiros de segurança do trabalho Paulo César Fernandes e Allan Vagner Loureiro e do técnico de segurança do trabalho João de Jesus Santos.
A coordenadora do Cerest Maceió destacou a importância do Centro para os trabalhadores formais e informais, pontuou as ações efetivadas pelo órgão e referenciou os dezenove municípios da primeira e quinta microrregião do Estado de Alagoas, na qual o Cerest Maceió assiste. O engenheiro de segurança do trabalho, Paulo César Fernandes, abordou questões como as parcerias e projetos do Cerest, dentro da sua área de atuação. Já o técnico de segurança do trabalho João de Jesus ministrou uma palestra com temáticas como Segurança no Trabalho e Inspeções, além de ter apresentado o trabalho que o Cerest realiza com os estagiários na área da Construção Civil e nas marmorarias. O médico do trabalho José Gonçalo salientou a fundamental importância sobre as notificações dos agravos, doenças e acidentes de trabalho, onde tem feito encaminhamentos frequentemente.
A assistente social Hildeth Neiva e o engenheiro de segurança do trabalho Allan Vagner Loureiro explanaram seu campo de atuação dentro do Cerest, além de terem dado suporte à sistemática do debate aberto à população de Marechal.
“Agradeço aos presentes pela oportunidade de apresentar o Cerest mediante sua atuação na sociedade atendendo desde os trabalhadores formais até os informais acometidos por doenças, agravos e acidentes de trabalho sem haver qualquer distinção”, afirmou Denise Moreira.
No local, foram disponibilizadas cartilhas, informativos, camisetas, folders, cartazes, além de materiais educativos. O evento foi finalizado com um lanche e com a entrega de certificados.