Visa de Maceió encerra fiscalização em arraiais com saldo positivo

03/07/2012 05:59 - Maceió
Por Redação

Ao finalizar o trabalho de fiscalização realizado junto aos ambulantes durante os festejos juninos da capital, os inspetores de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió consideraram que a ação – desenvolvida nos arraiais oficiais de Jaraguá e do Osman Loureiro, além de pequenos festejos pela cidade – rendeu um saldo bastante positivo para a população, que pôde consumir os alimentos sem riscos para sua saúde.

“De uma forma geral, os ambulantes já se acostumaram a seguir as regras definidas pela legislação sanitária, repassadas rotineiramente pelas equipes da Visa, que são fundamentais para que eles possam atender a clientela desse tipo de serviço, que se mostra cada vez mais consciente e exigente com o que consome”, afirma o coordenador da Visa Municipal, Geovane Pacífico.

O trabalho da Visa de Maceió foi iniciado antes mesmo da abertura oficial dos festejos juninos, com o treinamento básico dos ambulantes cadastrados pela Prefeitura para a festividade, em relação à manipulação, acondicionamento e exposição dos alimentos. Colocadas de forma clara no treinamento – realizado com base na Cartilha de Manipulação de Alimentos, elaborada pela Visa de Maceió, em parceria com o Senai /AL – as orientações abordaram questões como higiene pessoal do manipulador, estrutura física do ambiente de trabalho, comportamento no ambiente do trabalho, tempo e temperatura, armazenamento e transporte, entre outros.

“Orientações como essas sempre surtem o efeito esperado junto aos ambulantes, o que reflete diretamente na segurança dos alimentos disponibilizados à população nos locais de festa e na redução dos riscos de infecções alimentares. Dessa forma, todos saem ganhando”, reforça a inspetora de Alimentos Rosemary Gomes, que realizou a ação em Jaraguá, no último sábado (30), ao lado dos inspetores Jeferson Viana e Cecília Caldas.

Na fiscalização preventiva, realizada também no último dia de festa no Osman Loureiro, a equipe formada pelos inspetores Maria Lacerda, Wellington Diniz e José Leonardo da Silva, além da estagiária Alice Andrade, percorreu todas as barracas instaladas na área externa do arraial do bairro, verificando, principalmente, a procedência do gelo utilizado na preparação de “capetas” e na conservação de carnes para o churrasquinho, além da higienização do local e dos próprios vendedores ambulantes.

“As pequenas deficiências encontradas foram corrigidas rapidamente, sem causar maiores transtornos aos consumidores”, disse a inspetora Maria Lacerda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..