Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estão no município de União dos Palmares, nesta segunda-feira (2), para dar continuidade aos trabalhos sociais paralelos à obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário realizada no município. Desde as 9h, uma equipe técnica da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais da secretaria se reúne com parceiros de entidades governamentais e da sociedade civil para discutir o andamento do projeto na região.
O encontro prevê o diálogo dos técnicos com as comissões de acompanhamento da obra - que tem intervenções em dois bairros do município, Terrenos e Sagrada Família - para fortificar os canais de participação e integração estabelecidos com o início da obra. Participam do evento integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de escolas municipais e estaduais e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de União (SAAE).
Segundo a superintendente de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, a integração entre os setores envolvidos nos projetos garante a continuidade das atividades de educação socioambiental. “Por isso o nosso empenho em acompanhar de perto as ações, para garantir o acesso à informação e a mudança efetiva de comportamento por parte da população”, explica.
O projeto socioambiental paralelo à obra de esgotamento sanitário, com a participação da população, é uma forma encontrada pela Seinfra para promover o desenvolvimento do senso de responsabilidade com o meio ambiente e com o sistema que está sendo implantado. Caminhadas ecológicas, plantão social móvel, exibições de vídeo nas praças, assembleias, oficinas e palestras de educação sanitária e ambiental são as principais ações de conscientização realizadas pela secretaria.
A obra
A obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de União dos Palmares é mais uma ação estruturante fruto da parceria entre os governos Estadual e Federal. Com mais de 50% dos trabalhos executados, a obra inclui a ampliação de dez quilômetros à rede de esgoto já existente, a implantação de mais de duas mil ligações domiciliares e a construção de um laboratório para análise de água e esgoto, beneficiando cerca de 38 mil pessoas quando estiver em funcionamento.
A obra vai melhorar as condições sanitárias, que são precárias em União dos Palmares, impactando de forma positiva no manancial que margeia o município e que pode, no futuro, se transformar num grande fornecedor de água para a região.