O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2013 foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (03), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O PL comporta as principais metas e prioridades da administração pública estadual e vai nortear a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013.

Além da LDO, os parlamentares votaram o projeto que altera a lei delegada e modifica a estrutura de cargos do DER; o projeto que institui a isonomia salarial para os servidores de nível superior da Uncisal; os projetos que reestrutura as carreiras do Departamento de Trânsito (Detran); projeto encaminhado pelo Executivo que autoriza a doação de terreno na Vila Emater; projeto que autoriza empréstimo, por parte do governo estadual, de 150 milhões de dólares junto ao Bird, para redução da pobreza.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) votou contra a aprovação da aquisição do empréstimo. Segundo Judson Cabral, o governo do estado não repassou uma prestação de conta sobre os outros empréstimos já adquiridos para combater a desigualdade social.
“Sabemos que amanhã quem pagará esse empréstimo seremos nós. Por isso peço uma prestação de contas do estado para que se comprove a necessidade de mais um empréstimo, mas até hoje não tivemos respostas”, pontuou Judson.

O projeto sobre a estrutura e cargos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) foi retirado da pauta de votação. Com isso o PL só deverá ser votado com a volta do recesso parlamentar, que ocorre em agosto.