No final da tarde de sábado, 30, foi realizada a convenção que escolheu o ex-governador Manoel Gomes de Barros, (PSDB) como candidato a prefeito de União dos Palmares, nas eleições de outubro deste ano. Como candidato a vice foi definido o nome do empresário José Clemente (PSDC). A convenção da coligação “Para União continuar crescendo” contou com a presença de representantes dos 11 partidos que formam o bloco de apoio a candidatura do bloco da situação.
Entre os presentes na convenção – que foi realizada na Escola Municipal Mário Gomes de Barros – estavam o prefeito Areski Freitas, o deputado estadual Nelito Gomes de Barros (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Praxedes (PSDB) e o representante dos tucanos, Claudionor Araújo, além de candidatos a vereador. Quem também prestigiou a convenção de Mano foi o atual prefeito de Santana do Mundaú, Marcelo Souza, além de correligionários políticos e a população em geral.
Os empresários Jaiminho Vergeti (PP) e Zé Alfredo (PCdoB), presidentes de associações e sindicatos do município também estiveram juntos no lançamento da candidatura de Mano e Zé Clemente, além do filho do ex-prefeito Iran Menezes (PMDB), Júnior que manifestou o apoio do PMDB e do senador Renan Calheiros a Manoel Gomes de Barros, confirmado na última visita de Renan a União em 20 de novembro de 2011.
Experiência política
Em clima de festa, Mano volta ao cenário político de União dos Palmares, de onde foi prefeito entre 1977 e 1982, trazendo a experiência de mais de 40 anos de prestação de serviços a Alagoas. Com vigor e esbanjando força na voz e no peito, ele disparou: “Vamos suar a camisa, vamos trabalhar Zé Clemente e vamos ganhar esta eleição para União continuar crescendo”. O grupo político formado pelo prefeito Areski, Mano e o deputado Nelito deixou para a última hora a escolha do candidato a vice-prefeito.
A decisão anunciada na última hora causou grande expectativa e somente no dia da convenção ficou confirmado a escolha do empresário Zé Clemente, irmão do atual prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, como companheiro de chapa do ex-governador. Em seu discurso, Clemente disse que foi pego de surpresa com o convite do ex-governador para formar na chapa e afirmou que irá ajudar na administração do município. “Se eu já trabalhava pelo desenvolvimento de nossa cidade, agora vou trabalhar o dobro!” afirmou ele ao discursar na convenção.
Crescimento mantido
O prefeito Areski Freitas mostrou toda satisfação com a formação da chapa Mano-Zé Clemente para disputa eleitoral deste ano. “Sinto muita felicidade neste momento por saber da experiência, da competência e do compromisso que Mano representa para União. O ex-governador dará continuidade ao nosso governo”, declarou Kil. Ele alfinetou a oposição, dizendo que “não confiaria entregar o município nas mãos de quem não sabe administrar’. “Mano tem experiência, tem compromisso e por sua idade e história não está entrando para fazer brincadeira, ele não tem tempo de errar, por isso como administrador escolho Mano e o povo de União também está entendendo isso e vai escolher Mano prefeito de União dos Palmares”, concluiu Kil.
Ele exaltou ainda a importância de Mano para a política local e disse acreditar que ‘ele junto com Zé Clemente darão continuidade ao desenvolvimento desse município’. Já Mano disse que fará um governo participativo, ouvindo a todos, independentes de classe, cor e sexo. Afirmou também que o seu nome significa união e não discórdia, “Nasci para ajudar a todos aqueles que precisam”, disse Mano, que com muitos aplausos, abraços e acenos foi recebido pela multidão que lotou totalmente o pátio e corredores da unidade municipal de ensino Mário Gomes de Barros.