A Secretaria Municipal de Saúde vem participando efetivamente dos festejos juninos da capital alagoana. Desde o primeiro dia do São João oficial de Maceió, no bairro de Jaraguá, uma equipe de saúde – composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem – se mantém alerta para realizar um atendimento básico a problemas como alta e queda de pressão, além de outras ocorrências que causem mal-estar na população. O trabalho da equipe tem a parceria do Samu e do Corpo de Bombeiros, utilizado sempre que for necessário um socorro mais urgente.

Também com a preocupação de evitar o risco de infecções alimentares para a população, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal têm atuado não só no polo oficial das festas juninas, em Jaraguá, mas também no arraial do Osman Loureiro e nos festejos realizados em outros bairros, fiscalizando as condições de higiene, de manipulação e acondicionamento dos alimentos disponibilizados por vendedores ambulantes.

“Temos trabalhado em todos os locais dos festejos juninos fiscalizando o comércio ambulante de alimentos, sempre de forma direcionada à prevenção, reduzindo os riscos de contaminação e intoxicação alimentar para a população”, reforçou o coordenador da Visa Maceió, Geovane Pacífico.

Nas inspeções, a preocupação maior tem sido com a procedência do gelo que vem sendo utilizado pelos ambulantes, que deve estar ensacado e com rotulagem, informando sua procedência, de fonte de água potável. Outro detalhe bastante observado pelos inspetores da Visa é a necessidade de água no local de comercialização, para que as mãos possam ser higienizadas regularmente.

“Até agora, não temos encontrado problemas que comprometam a comercialização desses alimentos, pois já há um bom nível de conscientização, tanto do consumidor, que exige qualidade e condições adequadas, quanto dos ambulantes, que já entendem que seguir as regras adequadas é o melhor caminho para se manter nessa atividade”, afirmou Adriana Guimarães, inspetora de alimentos da Visa de Maceió.