Plano Brasil Mais Seguro contará com ações de promoção de paz em escolas

27/06/2012 14:00 - Maceió
Por Redação
Image

O Plano Brasil Mais Seguro, lançado em Alagoas nesta quarta-feira (27), contará com ações de promoção da paz e não violência nas escolas da rede pública estadual. Presente ao lançamento, o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, destacou a parceria entre o órgão e as Secretarias de Promoção da Paz (Sepaz) e da Defesa Social (Seds).

Segundo ele, a união é necessária para o desenvolvimento de uma cultura da paz nas instituições de ensino da capital e do interior de Alagoas. “Diversas ações já são realizadas e vão ser reforçadas a partir da criação do Plano Brasil Mais Seguro. Nosso trabalho será de aprofundamento das atividades que promovam, principalmente, a cultura de paz e não violência nas escolas”, afirmou.

O titular da pasta destacou a experiência positiva do programa Ronda Escolar, que já disponibilizou, este ano, 22 viaturas para a segurança e trabalhos educativos com estudantes das escolas estaduais e municipais da capital. “Hoje, o Ronda Escolar funciona em Maceió, mas, futuramente, também deverá ser levado para as cidades do interior, proporcionando mais segurança para estudantes, professores e servidores da Educação. Além do Ronda Escolar, temos o projeto de implantação do videomonitoramento nas escolas estaduais, que inicialmente deve ocorrer no Cepa”, explicou o secretário.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também será reforçado por meio do Plano Brasil Mais Seguro. A ampliação beneficiará, por exemplo, atividades extraclasses, como a prática de esportes e de artes, para os estudantes da rede pública da capital. “Para o aluno, a intensificação das ações dos programas significa uma menor ociosidade durante o tempo que ele não está na escola e um aprendizado para a não prática da violência”, ressalta Elaine de Oliveira, coordenadora de um dos programas que realiza atividades extraclasses com 340 estudantes de Ipioca
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..