O Plano Brasil Mais Seguro, lançado em Alagoas nesta quarta-feira (27), contará com ações de promoção da paz e não violência nas escolas da rede pública estadual. Presente ao lançamento, o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, destacou a parceria entre o órgão e as Secretarias de Promoção da Paz (Sepaz) e da Defesa Social (Seds).
Segundo ele, a união é necessária para o desenvolvimento de uma cultura da paz nas instituições de ensino da capital e do interior de Alagoas. “Diversas ações já são realizadas e vão ser reforçadas a partir da criação do Plano Brasil Mais Seguro. Nosso trabalho será de aprofundamento das atividades que promovam, principalmente, a cultura de paz e não violência nas escolas”, afirmou.
O titular da pasta destacou a experiência positiva do programa Ronda Escolar, que já disponibilizou, este ano, 22 viaturas para a segurança e trabalhos educativos com estudantes das escolas estaduais e municipais da capital. “Hoje, o Ronda Escolar funciona em Maceió, mas, futuramente, também deverá ser levado para as cidades do interior, proporcionando mais segurança para estudantes, professores e servidores da Educação. Além do Ronda Escolar, temos o projeto de implantação do videomonitoramento nas escolas estaduais, que inicialmente deve ocorrer no Cepa”, explicou o secretário.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também será reforçado por meio do Plano Brasil Mais Seguro. A ampliação beneficiará, por exemplo, atividades extraclasses, como a prática de esportes e de artes, para os estudantes da rede pública da capital. “Para o aluno, a intensificação das ações dos programas significa uma menor ociosidade durante o tempo que ele não está na escola e um aprendizado para a não prática da violência”, ressalta Elaine de Oliveira, coordenadora de um dos programas que realiza atividades extraclasses com 340 estudantes de Ipioca