O Governo de Alagoas e diversas instituições promoveram nesta quarta-feira (27) uma grande ação de cidadania no entorno da base de Polícia Comunitária do bairro do Jacintinho. O evento celebrou o anúncio do Plano Brasil Mais Seguro - Quem Ama Alagoas Constrói a Paz, lançado pelo governador Teotonio Vilela e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta quarta.

Durante toda a manhã, a comunidade foi beneficiada com serviços como a emissão da 1ª via da carteira de identidade, exames de glicemia, medição de pressão arterial, corte de cabelo, Ouvidoria da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e ações preventivas contra as drogas com apresentação dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além de apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar.

A Base de Polícia Comunitária do Jacintinho completou um ano no dia 13 de junho, comemorando, principalmente, a redução dos índices de criminalidade no bairro. O trabalho é realizado por 17 policiais militares e é focado na identificação dos problemas da comunidade, na conscientização e na solução de conflitos, que são identificados em visitas domiciliares sistemáticas e no cadastramento das famílias da região.

Com essa estratégia de atuação, a comunidade registrou redução significativa em assaltos, homicídios e outros crimes na região, segundo o comandante da base, sargento Nivaldo Vasconcelos. “Hoje a comunidade selou, junto com os policiais, uma relação de confiança e isso é gratificante para nós”, disse ele, ressaltando que a criminalidade no bairro teve uma redução de cerca de 70% depois da implantação da base.

Moradora do Jacintinho há 20 anos, Sônia Maria de Carvalho destaca a importância da base. “Essa base da Polícia Comunitária é extensão da minha casa”, afirmou ela, que comemora a qualidade de vida levada ao moradores da localidade.

Com apenas um ano de vida, quem também participou da ação de cidadania no Jacintinho foi o bebê Alice Santos, que foi levada pela mãe para tirar sua carteira de identidade.

Outras bases
Assim como o Jacintinho, outros bairros de Maceió já foram contemplados com bases de Polícia Comunitária. A primeira, implantada ainda em 2009, foi a do Conjunto Selma Bandeira, localizado no Complexo Benedito Bentes e projeto piloto para a iniciativa. Com dois anos de instalação, foram registrados apenas 10 homicídios. Antes, a média era de cinco assassinatos por mês.

Ao todo, Maceió tem instaladas cinco bases de Polícia Comunitária, incluindo o posto do Carminha. No interior, os primeiros municípios beneficiados foram União dos Palmares e Arapiraca. O projeto foi fruto da parceria do Governo do Estado com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, que objetiva reduzir a criminalidade com ações de policiamento comunitário associadas a ações educativas e culturais.