Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estarão em Brasília, nessa terça-feira (26), reunidos no Seminário Internacional sobre Políticas de Estímulo ao Empreendedorismo. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O evento tratará de temas como diretrizes da política nacional do empreendedorismo e experiência internacional na formulação de políticas de estímulo. Reunindo especialistas internacionais, o encontro tem como objetivo oferecer diferentes perspectivas de formulação e implantação de políticas públicas para o empreendedorismo, assim como consolidar as teses e diretrizes propostas ao longo de uma série de encontros regionais, a fim de elaborar uma Política Nacional de Empreendedorismo (PNE) no Brasil.

A PNE será um mecanismo de governança das diversas ações em curso, ou em estudo, de incentivo ao espírito empreendedor nacional, guiando desde iniciativas de capacitação até estímulos creditícios e financeiros. O texto que será consolidado durante o encontro irá a consulta pública em 12 de julho.

Participam da cerimônia de abertura o diretor de Micro, Pequenas e Médias Empresas do MDIC, Sérgio Nunes; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos alberto dos Santos; o presidente da CNC, Antonio Oliveira e o professor Luiz Bermúdez, diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), além de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Painéis - O evento será dividido em dois painéis e uma mesa redonda. No primeiro painel a professora Ednalva Morais, vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), parceiro do MDIC na elaboração da PNE, apresenta as teses e diretrizes que nortearam a discussão da política até aqui.

O segundo painel focará a experiência internacional na formulação de políticas de estímulo ao empreendedorismo. As palestras são do consultor do Projeto Diálogos Setoriais Brasil União-Europeia, Carl James; da chefe do Departamento de Políticas Empresariais e de Programas de Capacitação Empresarial da Unctad, Fiorina Mugione; e do diretor nacional do Centro de Desenvolvimento do Espírito Empresarial da Universidade de Icesi (Colômbia), Andrés Felipe Otero.

A mesa redonda irá consolidar e validar as teses e diretrizes da PNE. Compõem a mesa, além de Carlos Alberto dos Santos - diretor-técnico do Sebrae Nacional - Carl James, Fiorina Mugione, José Luis Uriarte e Sérgio Nunes. Apoiam a realização do evento, além da CNC, a Endeavor do Brasil, organização sem fins lucrativos voltada para o empreendedorismo, e o projeto Diálogos Setoriais Brasil-União Européia.