Brasil consulta Unasul antes de se pronunciar sobre crise paraguaia

24/06/2012 00:39 - Brasil/Mundo
Por Redação

 

O governo brasileiro está realizando consultas com outros países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) antes de manifestar sua posição sobre o novo governo do Paraguai, após a cassação do presidente Fernando Lugo, disseram fontes da Chancelaria.

"A ideia é ter uma posição pactuada, por isso estão sendo realizadas intensas consultas entre todos os membros da Unasul", explicou a fonte consultada. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, por enquanto, não está prevista a divulgação de nenhum comunicado sobre a posição do país sobre o ocorrido no Paraguai.

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, que retornou ao país após integrar a missão enviada pela Unasul à Assunção, é o responsável pelas consultas com os outros países. O governante paraguaio foi cassado de seu cargo na última sexta-feira, depois do Senado do país o declarar "culpado" por mau desempenho das suas funções. Com isso, Lugo foi substituído pelo vice-presidente, Federico Franco.

No entanto, os governos da Argentina, Equador, Bolívia e Venezuela anunciaram que não reconhecerão o novo presidente por considerarem que ele chegou ao Governo mediante um "golpe de Estado".

Em entrevista coletiva concedida na sexta passada antes de ser informada da cassação de Fernando Lugo, a presidente brasileira Dilma Rousseff explicou que a "cláusula democrática" da Unasul prevê a suspensão de um país em caso de ruptura constitucional, mas não comentou se seria aplicado caso Lugo fosse cassado, como acabou acontecendo.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..