Os escritórios da cidadania

19/06/2012 11:23 - Welton Roberto
Por Redação

O projeto é ousado. Mas como tudo que faço na vida procuro sempre os desafios porque me encantam e fazem mover a mola propulsora da ação em torno de ideais. Trata-se de criação através da gestão da OAB/AL em parceria com a Defensoria Pública, Governos Estadual e Municipal de escritórios jurídicos da cidadania, localizado em bairros da periferia da cidade, onde os advogados em início de carreira poderão aprender a profissão através de prestação de serviços jurídicos voluntários à população mais carente de nosso Estado.

Referida prestação de serviços se daria por um horário, ficando o outro horário para  os advogados que não possuem condições de montar uma estrutura própria no início da carreira prestarem seus serviços cobrando honorários decentes e invertendo de vez a exploração maquiavélica de jovens que hoje infelizmente se submetem a ganhar um salário mínimo por mês. A estrutura criada também serviria de ponto de apoio e de base para o início da carreira de centenas de profissionais que hoje aguardam milagres, quais sejam consursos públicos em Alagoas.

Sei que receberemos críticas por lançar algo que vai mexer com as estruturas já postas que se assemelham à antiga relação de vassalos, mas se não ousarmos não podemos sair do lugar em torno dos ideais que acreditamos serem positivos para a sociedade alagoana. Enxergo a cidadania através da advocacia e não o inverso. Não vejo a relação advocacia/cidadania  como se existisse uma entidade que presta serviços aos cidadãos de um lado e o advogado maculado  como malfeitor da sociedade de outro. É possível sim ousar em torno de buscar mercado de trabalho na sociedade tão carente por serviços desta natureza, habilitando e profissionalizando ainda mais o advogado em início de carreira.

Acredito que conseguiremos implantar a ideia e o projeto através de muito trabalho e luta, rompendo paradigmas e criando oportunidade a todos os jovens advogados que não podem e não devem perder suas esperanças em usufruir da digna profissão cidadã pela qual me apaixono cada dia que passa: A ADVOCACIA.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..