Dados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que a quantidade de novos registros de inadimplentes cresceu 1,8% em maio – variação mensal descontados os efeitos sazonais. Nos doze meses encerrados em maio houve avanço de 18,4%, comparado aos doze meses findos em maio de 2011. Comparado a maio de 2011, o indicador apresentou alta de 7,8%.
Aparentemente, o aumento pontual do indicador é reflexo do aumento da concessão de crédito para pessoa física no início de 2012. Apesar deste crescimento, espera-se que as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e o aumento da população ocupada ao longo dos últimos doze meses persista, fazendo com que o crescimento do número de inadimplentes continue desacelerando ao longo de 2012.
Neste sentido, projeções feitas pela Boa Vista Serviços apontam para um crescimento no total dos registros de inadimplentes em 2012 de 7% em relação a 2011.
O valor médio das dívidas incluídas em maio foi de R$1.219, um crescimento de 1,5% em relação a maio de 2011, descontados os efeitos inflacionários medidos pelo IPCA.
Regiões
Os números deste mês destacam as regiões Sudeste e Sul como maiores impulsionadoras do crescimento do indicador, com elevações de 8,6% e 10,1%, respectivamente, comparando maio de 2012 com maio de 2011.
Em relação a abril, o indicador da região Sudeste avançou 1,4%, descontados os efeitos sazonais. Destaque para o Centro Oeste que cresceu 7,5% no mesmo período.
Varejo
A quantidade de novos registros de inadimplentes apenas no setor do varejo mostra uma elevação ainda mais forte, subindo 10,1% em comparação a abril, descontados os efeitos sazonais. Tal variação foi impulsionada, principalmente, pela região Sudeste (crescimento de 13,4%).
No acumulado dos últimos doze meses, observa-se uma elevação de 22,3% em relação aos doze meses anteriores, com destaque para as regiões Sul (24,5%) e Sudeste (26,9%).
Indicador de registro de inadimplentes avança 1,8% em maio‏
13/06/2012, 20:20 - Brasil/Mundo
Por Redação
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..