O mais novo posto de cartório em maternidades começa a funcionar nesta quarta-feira (13), no Hospital Alerta Médico – Unidade Poço. A ação acontece numa parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Cartório do 2º Distrito, já que os recursos para a instalação desta unidade não estavam previstos no convênio de nº 704.207/2009, de Erradicação do Sub-registro.

O trabalho pelo acesso à documentação básica teve início em 2009. De lá para cá, mais de 23 mil certidões já foram emitidas – somente em 2011, foram 13 mil. Com a unidade do Hospital Alerta Médico, agora, são 12 postos de cartórios atuando nas maternidades da capital e do interior do Estado.

A gestora do Sub-registro em Alagoas, Josilene Lira, explica que mais um posto de cartório está sendo inaugurado para assegurar que as mães não saiam das maternidades sem a certidão de nascimento dos filhos.

“O programa de erradicação tem proporcionado verdadeira mudança de vida para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o acesso à documentação básica, a população também está apta aos serviços e benefícios socioassistenciais disponibilizados pelos governos federal, estadual e municipais”, destacou.

Outros serviços também têm contribuído para o combate ao sub-registro – entre eles, a realização de mutirões de emissão de documentação básica e até casamentos coletivos. Todas essas ações fazem parte do Programa “Meu Registro, Minha Cidadania”, implantado pelo Governo Federal.