Maceió recebe desta segunda (11) até quinta-feira (14) o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. A abertura oficial do congresso acontece na manhã desta terça (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As atividades começaram na manhã desta segunda (12) e contam com a presença do secretário nacional de Saúde, Helvécio Miranda, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e de representantes de órgãos e secretarias de Saúde de todo o Brasil.

A expectativa é reunir 5 mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, com o objetivo de debater e mapear os desafios da saúde pública brasileira para os próximos anos.

O congresso do Conasems é considerado um dos maiores e mais importantes momentos para a consolidação de políticas públicas de saúde do Brasil. Para o presidente do Conasems, Antônio Figueiredo Nardi, a participação de todos é fundamental para o bom andamento do SUS nos municípios brasileiros.

“O encontro é uma oportunidade para todos os que vivem o Sistema Único de Saúde, pela diversidade de informações sobre as diretrizes e políticas do governo federal, estados e municípios aplicadas atualmente no País. Presente nos debates, mesas, oficinas e palestras, o gestor fica munido de conhecimento, tem autonomia para apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de sua cidade”, ressaltou o presidente.

Para o presidente do Cosems de Alagoas e vice-presidente do Conasems, Pedro Madeira, o Congresso em Maceió vai entrar para a história dos grandes eventos do Conasems. “Teremos a participação ativa do Ministério da Saúde, de autoridades de todas as esferas de governo, além dos secretários de saúde de todo o País, todos fazendo um importante debate sobre as políticas do SUS. Estamos honrados em sediar este Congresso em nossa capital e acreditamos que ele vai nortear muitos gestores sobre as boas práticas de saúde”, enfatizou.