As principais lideranças do Democratas em Alagoas estiveram reunidas, na manhã desta quarta-feira (06), para o Encontro Estadual do partido, em Maceió. Correligionários de todo o Estado lotaram o salão do centro de eventos do Hotel Jatiúca, para discutir sobre os caminhos do partido nas eleições municipais de 2012, e conheceram os pré-candidatos às prefeituras da Capital e do interior.

“Neste auditório está presente todo o estado de Alagoas. Estão aqui o pessoal da mata, do agreste, do sertão, do litoral sul e norte, o que dá bem uma dimensão do que é o par-tido. O Democratas hoje é um partido bem estruturado na quase totalidade do estado de Alagoas. Temos diretórios em 83 municípios e temos candidatos em todos, a vereador, alguns vão se compor a vice-prefeito, 19 pré-candidatos a prefeito, e o candidato a pre-feito de Maceió”, declarou o presidente estadual do Democratas, José Thomaz Nonô.

O encontro marcou o fortalecimento do Democratas em Alagoas, defendendo o progres-so social e um liberalismo moderno, voltado para a produção, o emprego e o bem-estar social. O evento contou com a presença do presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia, do vice-presidente e presidente da Fundação Liberdade e Cidadania Deputado José Carlos Aleluia, e do deputado e líder da câmara federal ACM Neto.

“Aqui nós trouxemos a lideranças nacionais do partido, que vieram para mostrar que o Democratas alagoano é uma realidade concreta. Esse é um momento feliz, o partido é limpo, corajoso, tem caráter, tem linha, ética, que terá discurso e só tende a crescer. A marco do Democratas em Alagoas é hoje uma marca fortíssima. Estou muito animado para esta eleição, nós vamos mostrar a sociedade alagoano que as nossas propostas são as melhores. Nós vamos construir uma página pra lá de positiva na história de Alagoas”, disse Thomaz Nonô.

O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho também compareceu ao evento. “Não podia deixar de vir aqui para, de viva voz, aqui diante das lideranças do Democratas do estado de Alagoas e lideranças nacional, dar a minha visão da importância do Democra-tas no contexto brasileiro”, destacou o governador, que também falou sobre a pré-candidatura do deputado Jefersson Morais, “Jeferson Morais é um deputado leal, que discute as questões, coloca as discordâncias de uma forma honesta, franca, além de um comunicador de inegáveis méritos. Dessa forma conquistou, de uma forma crescente a confiança dos maceioenses e dos alagoanos. Ele tá muito bem posicionado nas pesqui-sas para prefeito de Maceió”, declarou Teotonio Vilela.

O deputado estadual Jeferson Morais destacou como positivo o cenário político do De-mocratas em Alagoas. “O nosso partido vive este ano um dos melhores momentos da sua história, temos uma pré-candidatura que foi colocada deste o final do ao passado, e tende a se concretizar, e enfrentar desafios que Maceió, como toda grande capital, apre-senta. Maceió avançou muito em obras, mas nós precisamos cuidar na nossa gente, do social. Quero registrar que também temos uma situação muito boa em outros dois muni-cípios, que são municípios que tem uma densidade eleitoral considerável, que são Rio

Largo e Penedo.Vamos em frente, estou preparado!”, expôs o pré-candidato a prefeito de Maceió.

Para o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, o partido tem gran-des chances de ganhar o pleito municipal deste ano, principalmente nas capitais. “O Democratas vai sair muito maior do que ele é atualmente. Hoje não temos prefeitos nas capitais, mas vamos disputar eleição com grandes chances de ganhar em Salvador, Recife, Macapá, Aracaju e em Maceió, além de cidades importantes, como Feira de Santana, Mossoró, Vila Velha.

O Democratas vai crescer em número de prefeituras, e vai crescer aqui em Alagoas. Temos grandes chances de fazer o prefeito de Maceió, com o Jeferson Morais que é uma pessoa do povo, que conhece os problemas da sociedade mais humil-de, e que é um grande intérprete que o partido tem e vai colocar na convenção como candidato a prefeito de Maceió”, afirmou o senador.

O deputado federal ACM Neto, pré-candidato à prefeito de Salvador, ressaltou o de-sempenho do Democratas nas eleições no Nordeste do país. “Estou levando o nome do Democratas e compondo este conjunto de candidatos fortes que o partido apresenta em capitais do Brasil, especialmente aqui no Nordeste, eu acho que o nosso desempenho no nordeste será alvissareiro, o que cria uma perspectiva nova para 2014”, disse o líder do partido na Câmara Federal, que na ocasião elogiou o trabalho de Thomaz Nonô.

“Se tem uma figura de homem público que serviu de espelho, de referência e de exemplo para os meus primeiros passos na Câmara dos Deputados, essa figura é o meu querido amigo José Thomaz Nonô; pela firmeza dos seus princípios, pela coerência que ele sempre teve com a sua historia e acima de tudo pelo respeito aos seus eleitores. Até que chegou o dia que pela vontade das urnas ele se tornou vice-governador desse estado, e pelo tra-balho que vem fazendo, o Democratas tem que reconhecer o espaço que o governador Téo Vilela vem dando à atuação do nosso vice-governador, pelas contribuições que ele vem dando a este governo, tenho certeza que Zé Thomaz está credenciado para cumprir missões maiores, e quem sabe o Democratas já não pode sonhar em ter em breve o futu-ro governador do estado de Alagoas”, concluiu ACM Neto.

Para o pleito de Maceió, o presidente estadual do partido José Thomaz Nonô aponta as alianças como fortalecimento da campanha. “Foi um prazer receber aqui o governador Teotonio Vilela, até porque essa é a primeira lição que nós temos que fazer, os partidos tem que ter a mente aberta para fazer as suas alianças, eu não acredito que um partido seja só de um lugar. A estratégia das eleições do partido é diferente, no interior as elei-ções devem ser de um turno só, então é preciso fortalecer as alianças, ampliar, articular e compor da melhor forma possível. Em Maceió, as pesquisas e os nossos sentimentos de político apontam que nós vamos ter uma eleição de dois turnos. As pesquisas apon-tam que não há candidatura hegemônica, não há candidatura claramente ganhadora”, explicou Nonô.

Segundo Thomaz Nonô, a orientação do partido é que as convenções sejam feitas no dia 30. “Eu acho que o partido tá forte, o partido tem muitos filiados, o partido cresceu mui-to no interior e tem candidatos viáveis em quase vinte municípios, incluindo capital. Nós temos nomes de candidatos fortes e eu estou muito otimista. O cenário do partido é o melhor que já tivemos aqui em Alagoas. Estou orientando os diretórios para fazer as convenções no dia 30, para possibilitar o maior nível de entendimento possível”, escla-receu o presidente do Democratas em Alagoas.

Formara a mesa de honra do encontro, o presidente da juventude do Democratas em Alagoas, David Maia; o vereador Pastor João Luiz; o prefeito de Penedo, Israel Salda-nha; o tesoureiro nacional da juventude Democratas, Hugo Neto; a presidente do Mu-lher Democrata, Mana Soriano; o deputado estadual João Henrique Caldas; o vereador Oscar de Melo; e o presidente da Câmara dos Vereadores de Maceió, Galba Novaes. Também estiveram presentes no evento o vice-presidente nacional da juventude Demo-cratas, Eduardo Luiz Marinho; os conselheiros da juventude de Pernambuco e Alagoas, Felipe Dornellas e Janaína Braga; os secretários estaduais Alberto Sexta-feira, Rogério Teófilo e Regis Cavalcante.

DEMOCRATAS

PRÉ-CANDIDATOS

1. BARRA DE SÃO MIGUEL - MANA

2. BATALHA – CHICO DOUCA

3. JAPARATINGA – PEDRO LEONARDO NUNES

4. JEQUIÁ DA PRAIA – ANDRÉ PALMEIRA

5. JUNQUEIRO – FERNANDO PEREIRA

6. MACEIÓ – JEFERSON MORAIS

7. MATRIZ DE CAMARAGIBE – NELSON LAURINDO

8. PALMEIRA DOS INDIOS – FERNANDO DUARTE

9. PAULO JACINTO - NERINHO

10. PENEDO – ISRAEL SALDANHA

11. PORTO CALVO – JUSCELINO ALVES CORDEIRO

12. QUEBRANGULO – ARTUR LIMA

13. RIO LARGO – MARCOS VIEIRA

14. SANTANA DO IPANEMA – AFONSO GAIA

15. SATUBA – EDMUNDO FERRO VELHO

16. TRAIPU – MARIA DA CONCEIÇÃO

17 VIÇOSA – PETRÚCIO (PEU)

18. SANTA LUZIA DO NORTE – ANTONIO EDUARDO LIMA

19. CANAPI – TONHO PREFEITINHO