A Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios deu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do vereador França Júnior (PSDB) que denomina uma lagoa utilizada para a prática de exercícios físicos. De acordo com a proposta, a lagoa localizada no bairro Juca Sampaio, que fica as margens da Avenida Governador Muniz Falcão se chamará Geraldo Sampaio, em homenagem ao empresário da comunicação e ex-vice-governador de Alagoas.

O autor da proposta comemorou a aprovação da matéria e enfatizou que o projeto atende a solicitações de grande parte dos cidadãos que admiram a postura de Geraldo Sampaio enquanto figura pública. “A Câmara aprovou a matéria pela importante contribuição do homenageado ao desenvolvimento da cidade de Palmeira dos Índios e ao estado de Alagoas. Ele merece ser lembrado por todas as gerações de palmeirense que passarão por aquela localidade”, disse França Júnior.

Adepto a prática de atividades físicas no local, França Júnior fala que a homenagem se deu pelo fato de Sampaio ser um homem ativo e participante na comunidade onde morou. “Ele representou nossa cidade como vice-governador, na presidência do Tribunal de Contas do estado, além de ser um líder na classe política regional”, enfatizou o parlamentar.

Localizada em uma das principais artérias da cidade, a paisagem da lagoa trará beleza, além de motivar os moradores à prática de atividades físicas. O governo municipal já anunciou a urbanização da lagoa. “A prefeitura vai equipar a localidade com uma praça dotada de uma academia de ginástica, melhoria na iluminação de toda margem da lagoa, colocação de bancos, além de incentivar a prática esportiva. Mesmo com as obras ainda para começar, calçadões já são utilizados pelos moradores. São crianças, jovens, adultos e idosos praticando ginástica e realizando seu lazer”, relatou em nota oficial, destacando que a conclusão da obra está prevista para os próximos trinta dias.

‘Sempre em defesa de Alagoas’

Esse era o slogan que acompanhou Geraldo Sampaio por mais de uma década na política alagoana. Foi considerado inclusive um dos maiores legados deixado pelo empresário para os seus cinco filhos e netos.

Filho de um ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Geraldo Sampaio iniciou na vida pública no ano de 1954, como deputado estadual pela antiga União Democrática Nacional (UDN) e, no final do seu mandato, foi indicado para ser conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas pela Assembleia Legislativa.

Em 1963 se tornou deputado federal pelo mesmo partido. No pleito de 03 de janeiro de 1965, candidatou-se ao cargo de governador pelo Movimento Trabalhista Renovador, mas não conseguiu vencer as eleições.

Como empresário, criou o Grupo Sampaio de Rádio e Televisão, formado pelas rádios Sampaio AM e Sampaio FM e pela TV Alagoas, emissora de TV afiliada atualmente ao Sistema Brasileiro de Televisão (foi afiliada da Rede Manchete, da Central Nacional de Televisão (CNT), da Rede Bandeirantes e da TV Igreja Mundial, além de ter sido afiliada do SBT por outros dois períodos) e sediada em Maceió. Também criou o Grupo Parque das Flores.

Faleceu aos 82 anos, no dia 11 de abril de 2010, um domingo, às 15h30, no Hospital Memorial Arthur Ramos. Sua morte foi causada por falência múltipla dos órgãos, em decorrência de problemas renais e hepáticos.