Por que não correr?

08/06/2012 06:00 - Welton Roberto
Por Redação

Inauguramos nesta sexta-feira preguiçosa de feriadão prolongado uma nova fase do blogue. Falar sobre bem estar e saúde. Adepto que sou das corridas de rua, neomaratonista, queria compartilhar com o leitor esta paixão pelo esporte e dividir um pouco do conhecimento adquirido com a prática e muito da teoria mediante a leitura de incontáveis artigos específicos e livros sobre os benefícios da corrida. Sou um corredor amador com mais de 2000 km nas costas, ou melhor, nos pés!

Primeiramente cuidado ao ler por aí que para correr basta calçar um tênis e zapt. A coisa não é tão simples assim. Necessário, se você está naquela vida sedentária e com sede demais (choppinhos e cervejinhas) e não estica as canelas a não ser no sofá na hora do jogo de futebol, que a primeira atitude seja um exame completo para testar sua aptidão cardiovascular.

Ainda, para bancar uma de Usain Bolt é bom fazer o teste da pisada para evitar problemas e contusões. São três os tipos de pisada: neutro, pronada e supinada. Este teste pode ser feito em seu ortopedista de confiança ou em uma loja especializada em corridas e acessórios. Feito o teste da pisada é hora de escolher o tênis correto. Preços no mercado nacional variam de R$299,00 a R$549,00 e o ideal é que se compre ao menos dois pares de tênis para o devido revezamento entre eles.

Roupa adequada! Nunca corra com camisas de algodão! Seus  mamilos vão te explicar as razões da dica se você insistir em fazê-lo!

Um bom monitor cardíaco também é uma ótima opção para o controle da frequência durante a corrida e para quem gosta de uma musiquinha a utilização de aparelhos audiofônicos é possível, com o cuidado para que ele não tire a atenção na rua, pois infelizmente as máquinas possantes ainda não aprenderam a obedecer os tênis "voadores".

Uma outra excelente dica é assinar revistas especializadas, Runners, O2 e Contra Relógio são as melhores no ramo. Programas na TV especiais "Vamos Correr" na ESPN dá ótimas informações ao neocorredor .

Ah, e não deixe de participar das provas e ser um medalhista da vida. A sensação é realmente de que você viverá  de bem com você e com todos os outros que te cercam! Para quem gosta de viajar, existem corridas no Brasil e mundo afora,  e aí fazer  turismo e correr é sensacional, o que pode envolver toda a família.

Daí para frente é só "socar a bota" como sempre diz o amigo Maivan, corredor "viciado" e entusiasta das corridas de rua.  Os benefícios aparecem logo. Os físicos com algum tempo, os emocionais assim que a primeira corrida termina, a endorfina, droga da felicidade, encherá você de ânimo, bom humor e alegria.

Por isso, adotem o lema do grande companheiro Djalma Mello, porque CORRER É VIVER!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..