Sefaz realiza palestra sobre Substituição Tributária no Cesmac

06/06/2012 21:19 - Maceió
Por Redação

Numa parceria com o Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), no intuito de aprofundar o conhecimento sobre questões do fisco estadual entre estudantes da instituição universitária, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) realizou, na noite da terça-feira (5), no auditório do Complexo Educacional, a palestra “ICMS e Substituição Tributária”.

A palestra foi uma das atividades do 4° Encontro de Contabilidade e Administração (Encontas), promovido pelo Cesmac em parceria com a Sefaz e a Receita Federal. O evento contou com a presença de estudantes dos cursos de contabilidade e administração.

Ministrada pelo Fiscal de Tributos Estaduais II e assessor técnico do gabinete da Sefaz, Francisco Luiz Suruagy Motta, a palestra “ICMS e Substituição Tributária”abordou conceitos, alguns itens da legislação e aspectos práticos do modelo de tributação adotado em Alagoas e por outros estados da federação.

“Este é um assunto de relevância para quem estuda administração e ciências contábeis porque aproximadamente 80% da tributação de produtos que são comercializados no país ocorre através da substituição tributária. O modelo é interessante porque garante isonomia para toda cadeia de comércio do país e mais praticidade para o contribuinte e fiscalização de impostos do Estado”, expos Francisco Motta ao debater com os estudantes a diferenciação de regras que existe para cada produto que circula pelo país.

Para o coordenador do curso de ciências contábeis do Cesmac, o professor Avelino Carvalho, a palestra serviu para os estudantes dos cursos de ciências contábeis e administração debaterem, com um profissional que vive na prática a substituição tributária, diversas questões de legislação tributária que foram vistas em sala de aula.

“Esta foi uma oportunidade gerada para os estudantes entenderem mais sobre algo que é básico no fisco público, mas que desperta muitas dúvidas. Neste encontro eles puderam complementar o que estudaram em sala de aula com alguém que tem a tributação como prática no dia a dia da profissão”, falou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..