Maragogi recebe apresentação do Programa Nacional de Emprego

06/06/2012 11:28 - Interior
Por Redação
Image

O município de Maragogi recebeu a apresentação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta terça-feira (5), do coordenador do programa pelo IFAL Campus Maragogi, Cassio Hartmanno, criado no dia 26 de outubro de 2011 pela Presidente Dilma Rousseff.


O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. O Programa criou a Bolsa-formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecido como curso de qualificação. Os cursos serão oferecidos gratuitamente aos trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social e vão ser realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, por Escolas Estaduais de EPT e por Unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.


A primeira etapa da implantação do Pronatec, no Município de Maragogi, será através da adesão da rede demandante, que neste caso, vai ser realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a mesma será responsável pela mobilização e pelo pré-cadastro destes alunos no Pronatec.


Na segunda etapa, depois de cadastrados os alunos seguirão para a unidade ofertante do curso, onde os mesmos terão direitos a cursos gratuitos e de boa qualidade, alimentação, transportes e a todos os materiais escolares necessários.


A terceira e última etapa do Pronatec vai ser a inserção destes alunos no mercado de trabalho e para isto, o Governo Federal conta com a parceria do Sistema Nacional de Emprego (SINE) que fará o intermédio destes alunos no mercado de trabalho.


A reunião contou com a presença do Prefeito Marcos Madeira, da secretária de Assistência Social, Thayanne Maritza, da secretária de Turismo, Mariana Gorenstein, do diretor do Campus Ifal Maragogi, Dácio Camerino, alguns secretários municipais envolvidos no projeto e técnicos municipais.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..