A chegada de centenas de ciclistas participantes do Passeio Ciclístico à praia de Ponta Verde marcou a abertura da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente neste domingo (03). Há três anos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) organiza o evento na Av. Sílvio Viana às vésperas do dia 05 de junho, data oficial do Dia Mundial.
A proposta multidisciplinar do Corredor Ecológico reuniu estandes de diversos parceiros na orla de Maceió, com atividades voltadas para a conscientização ecológica e preservação do meio-ambiente. Crianças encantaram-se com os jogos promovidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e brinquedos feitos de material reciclado expostos, e puderam interagir com personagens da fauna, como os Jacarés de Papo Amarelo e a Tilápia.
Os pequenos também foram o foco de diversas apresentações: o grupo musical Vozes de Guaxuma, do Sesc, apresentou canções dentro da temática ambiental e os alunos do Colégio Estadual Rosalvo Lôbo realizaram um desfile de roupas feitas a partir de material reciclado.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) recheou o evento de apresentações regionais, como o côco-de-roda e repentistas, que alternaram o palco com a Banda de Pífano e o grupo Mande Lemo, do município de Marechal Deodoro. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trouxe, em parceria com o Sesc, com oficinas de dança e alongamento para o público em geral.
Enquanto as atividades no palco estavam a todo vapor, os estandes da Secretaria Municipal do Meio ambiente (Sempma) e de ONGs distribuiam mudas nativas e composto orgânico para o plantio, e a iniciativa privada contribuiu com a realização de exames e distribuição de produtos naturais, como sucos e picolés de fruta - devidamente descartados nos diversos recipientes espalhados pelo local.
A presença de famílias inteiras aproveitando o tradicional passeio de domingo na praia para aprender um pouco mais sobre os trabalhos realizados em a favor do meio ambiente no Estado, chamou a atenção do Superintendente do Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda: “É muito gratificante trazer esse trabalho para a rua, pois finalmente o ser humano vem percebendo a importância de cada atitude a favor da natureza. O que se aprende aqui é reproduzido em casa, que é o local aonde começa a preservação ambiental”, enfatizou Miranda na solenidade de abertura, onde foi acompanhado por Clóvis Cavalcante, representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)
O Dia Mundial
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi instituído em Junho de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência sobre Meio Ambiente ocorrida naquele ano em Estocolmo, capital da Suécia. Foi o primeiro passo dado para que a ONU e os governos de diversos países evidenciassem a necessidade de se prestar mais atenção ao meio ambiente e aos resultados que a poluição desenfreada causa na natureza.
Este ano os órgãos estaduais estenderam as comemorações e realizaram o Mês do Meio Ambiente, cujo encerramento se dará amanhã (05) com a entrega do Prêmio Destaque Ambiental, realizada pelo IMA.