Coletores de lixo chegam a correr 20 km por dia em SP

31/05/2012 18:20 - Brasil/Mundo
Por Redação

Treze mil toneladas de lixo são retiradas por 2,7 mil coletores em São Paulo por dia. Esses trabalhadores precisam ter preparo físico, já que correm, carregam peso e andam, em média, 20 km. O ecoaventureiro Dan Robson encarou o desafio e trabalhou como coletor de lixo por um dia, como mostrou o SPTV desta quinta-feira (31).

Antes de ir para a rua, Dan fez um curso na empresa Loga, e aprendeu as regras de segurança e a maneira correta de pegar os sacos de lixo. Também aprendeu como subir e descer do caminhão e os cuidados com a máquina que compacta o lixo.

Dan Robson chegou às 7h à sede da empresa na Mooca, na Zona Leste, onde recebeu uniforme, boné, luva e crachá. Cada equipe tem três coletores e um motorista. Na primeira viagem do dia pelas ruas do bairro, o caminhão começa a coleta na Rua Henry Ford e termina na Rua João Antonio de Oliveira.

Dan Robson e Fernando Bezerra da Silva, que já é coletor de lixo há quatro anos, colocam o aparelho de medição de frequência cardíaca, que monitora os batimentos cardíacos dos dois. “De costume, quando a gente inicia a coleta, costuma fazer exercícios, aquecimento de alongamento, para iniciar a coleta”, explica.

Antes de colocar as luvas, todos passam um creme bactericida nas mãos para evitar a contaminação. Os coletores chegam a correr até 20 km por dia. É como se fosse uma meia maratona. Além de carregar os sacos de lixo, há o perigo de correr no meio da rua, atravessar no meio dos carros.

Uma hora e meia após o começo do trabalho, Dan Robson já sente o cansaço. Foram três horas de trabalho durante uma manhã. Os batimentos de Dan chegam a 184 por minuto. O pico dos batimentos do Fernando é de 125, pois o corpo dele já está acostumado com o ritmo do serviço. Dan, bem ofegante e cansado, não aguentou.

Dan consegue terminar o percurso em um ritmo bem mais lento. No final da primeira viagem, chega a hora do aventureiro parar, mas, para os coletores de lixo, o trabalho só está na metade. Por dia, cada equipe recolhe, em média, 30 toneladas, em duas ou três viagens.

No meio do dia, o caminhão segue para a estação de transbordo, onde vai descarregar o lixo e depois volta. Os funcionários vão almoçar e depois retornam ao trabalho.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..