Após dois anos de muita luta, finalmente a história dos barraqueiros do Mirante da Sereia, localizada em Riacho Doce, ganhou um desfecho. Seis barracas, que ocupam a área de praia pertencente à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), começaram a ser demolidas na manhã desta quinta-feira (31), em cumprimento de uma determinação da Justiça Federal. Até o momento, a derrubada das barracas acontece de forma pacífica.

Policiais federais e militares, com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), estão no local. De acordo com o superintendente da SPU, José Roberto Pereira, cinco barracas e um restaurante serão demolidos.

“Resolvemos alguns questões operacionais e hoje vamos demolir. Os barraqueiros já foram avisados da determinação. Alguns começaram a destruir as barracas ontem mesmo”, afirmou Pereira.

Das 20 barracas, apenas seis estavam na área de praia, que pertence à SPU. De acordo com o comerciante José Lucio Neto, muitos colegas estão no local há mais de 30 anos.

“É lamentável a determinação. Não sei o que vou fazer agora sem minha barraca. Trabalho aqui há 20 anos e não tenho outro sustento De repente a Justiça chega e acaba com nossos sonhos”, desabafou.

Representantes da Associação dos Barraqueiros do Mirante afirmaram que vão entrar na Justiça para que a determinação seja revista.