Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (30) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) com base em levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela que a taxa de desemprego no DF no mês de abril deste ano ficou em 13,1% da população economicamente ativa, o que representa estabilidade em relação ao mês de março, quando o indíce foi de 13,3%.
A Codeplan afirma que esse é o menor percentual de desempregados para o mês de abril desde o início da série história, em 1992.
Segundo a pesquisa, o contingente de pessoas ocupadas em abril foi estimado em 1,2 milhão. O setor que apresentou maior crescimento no número de ocupados foi a construção civil, com 4 mil novos postos. A indústria também ampliou o número de empregados, com mil novos postos.
No comércio e na administração foi registrada redução, com menos 3 mil e mil vagas, respectivamente. O setor de serviços manteve-se estável.
O levatamenrto mostra ainda que houve aumento no rendimento médio real dos ocupados aumentou 9,5% e de 7,1% para os assalariados. A massa de rendimentos dos ocupados cresceu 12,8% e a dos assalariados, 13,9% no mesmo período.