O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), realiza nesta sexta-feira (1) o encontro “Gestão Estadual do Suas e o Combate à Pobreza Extrema no Programa Alagoas Tem Pressa”.
Na ocasião, haverá o lançamento dos principais produtos do Projeto Estruturante Assistência e Proteção Social, do Programa Alagoas Tem Pressa. Participam do evento autoridades, gestores estaduais e municipais, conselheiros, profissionais e demais convidados.
O secretário de Estado da Assistência Social, Marcelo Palmeira, explica que o Plano Alagoas no Combate à Pobreza Extrema, o primeiro produto a ser apresentado, é de suma importância para o alinhamento do Estado ao Brasil Sem Miséria, e também para o enfrentamento da pobreza, entendida como fenômeno multidimensional, através de ações e projetos integrados, viabilizados mediante a contribuição dos diversos órgãos da área de políticas públicas de corte social.
“Outro produto fundamental para o avanço do Sistema Único de Assistência Social em Alagoas é o Plano Estadual de Capacitação e Educação Permanente. Trata-se de uma ferramenta de gestão para a qualificação dos trabalhadores, gestores e conselheiros da área. Essa ferramenta tem como objetivo a valorização do quadro de pessoal do Suas e o aprimoramento da prestação dos benefícios, programas e serviços ofertados à população”, destacou Palmeira.
O público presente também irá conhecer, em primeira mão, a Campanha Estadual para ampliação do Cadastro Único - CadÚnico - e Inserção em Programas Sociais.
O Cadastro Único para Programas Sociais é a porta de acesso para todos os programas sociais voltados à população pobre e extremamente pobre. Ao se cadastrar, o indivíduo cumpre uma das condições essenciais para o acesso aos programas. Para cada programa há um perfil socioeconômico e condições de acesso, que habilitam o cidadão a ser beneficiário direto de cada um deles.

“Após o cadastro, e dependendo do perfil socioeconômico e das especificidades de cada programa, os inscritos podem se habilitar aos programas Bolsa Família, BPC [Benefício de Prestação Continuada], para o idoso e pessoa com deficiência; tarifa social de energia elétrica; carteira do idoso; isenção de taxas para concursos públicos; cesta nutricional para gestantes; PETI [Programa de Erradicação do Trabalho Infantil]; programa de cisternas; e o programa Minha Casa minha Vida”, citou o secretário de Assistência Social.

A campanha, que é parte integrante do Programa Alagoas tem Pressa, busca ampliar o número de inscritos no Cadastro Único através da divulgação dos programas sociais e, posteriormente, a expansão desses inscritos nos diversos programas sociais, como forma de promoção das famílias e superação da situação de pobreza e pobreza extrema em que se encontram.

Ela está associada a uma ação de busca ativa nos municípios com maiores índices de pobreza extrema, que conta com as parcerias da Saúde e da Educação.

O encontro “Gestão Estadual do SUAS e o Combate à Pobreza Extrema no Programa Alagoas Tem Pressa” acontece no dia 1º de junho, a partir das 8h30, no Palácio República dos Palmares (Salão Aquatune).