Preço dos Combustíveis, um ganho para o Consumidor!

29/05/2012 13:42 - Direito do Consumidor
Por Redação

Amigos, o post de hoje diz respeito aos preços dos combustíveis cobrados em Maceió/AL, pois notamos que os mesmos estão decaindo e me perguntei como isso vem acontecendo?

No início dos anos 2000, me formei em Economia e meu tema de Monografia foi “O Cartel dos Combustíveis”, pois bem, naquela oportunidade pesquisamos todos os postos de  e concluímos que os preços variavam de acordo com o poder aquisitivo da população em que estava localizado o estabelecimento, por exemplo: se o posto fosse localizado na Ponta Verde o valor do combustível seria mais elevado do que se fosse localizado no Tabuleiro.

Com o tempo essa realidade não mudou, somente ficou evidenciado as discrepâncias de preços, hoje, notamos que o preço praticado na Ponta Verde chega a ser 10% superior ao dos demais bairros, encontrei preços da Gasolina na Ponta Verde de R$ 2,75 e de R$ 2,479, na praia da Avenida.

Esses valores poderiam ser ainda menores, se houvesse uma fiscalização maior por parte dos órgãos competentes. Na composição da Assembleia Legislativa passada, tivemos uma CPI dos Postos de Combustíveis que teve como relator o Deputado Rui Palmeira, que tentou averiguar se houve ou não a pratica de Cartel a atitude do nobre parlamentar foi por demais louvável, porém encontra limitações na estrutura da nossa sociedade.

Para que a CPI pudesse ter a confirmação da pratica, era e é necessário que seja flagrante a combinação de preço o que não se conseguiu provar. Diante deste ponto, o relatório foi encaminhado para o Ministério Público Estadual, que se deu andamento na investigação, ou se abriu um inquérito civil não é do meu conhecimento.

Pesquisei no site do Procon Estadual se houve alguma movimentação nesse sentido o que também não encontrei, de qualquer sorte mesmo com a falta de atitude destes órgãos o consumidor está ganhando com a concorrência, a queda dos preços demonstra que a taxa de lucro dos postos estava muito elevada e com o tempo os preços estão se ajustando a valores mais condizentes com nossa realidade.

Desta forma, o post de hoje foi para parabenizar o consumidor, pois a atitude de procurar postos com preços diferenciados e que lhe proporcionem um ganho maior está levando a um ganho em toda sociedade.

Twitter: @MarceloMadeiro

E-mail: marcelomadeiro@gmail.com

Facebook: Marcelo Madeiro

A música de hoje vai para o meu amigo João Amaral, que é louco por forró e que apresentou a versão feita pelo Forró dos Plays na voz do Doidin de Mossoró.

Fiorino

De land rover é fácil é mole é lindo…
Quero ver jogar a gata no fundo da fiorino (2x)

Motor 1.6 bebendo igual um pagodinho
Peguei da firma os donos nem sabe que eu to curtindo
Corneta ta torando grave empurrando tudo
Twitter balanceado as menina chegando junto

Quer dançar vem pra cá vem vem, vem quebrar tudo
Que Forro dos Plays tá chegando junto (2x)

Se a coisa ficar quente meu amor não se esquece
Que lá no fundo tem, tem uma colchonete (2x)

http://www.youtube.com/watch?v=YzKjs9pZ4sg
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..