O Programa Luz do Saber - criado com o propósito de orientar alunos da rede pública de ensino sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica - será lançado nessa quarta-feira (30), às 21h, no Centro de Convenções de Maceió. A ação é realizada em conjunto pela Eletrobras e pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Educação e do Esporte (SEE).
Formulado pelo Instituto Efort, de São Paulo, o projeto tem como objetivo disseminar conceitos sobre o uso eficiente da energia e promover mudanças de hábitos e ações de cidadania junto às comunidades escolares em conformidade com a educação ambiental. A proposta é informar, esclarecer, sensibilizar e orientar professores e alunos sobre o combate ao desperdício de energia elétrica.
O presidente do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), o secretário de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, salienta a importância da ação em Alagoas. “Todo programa voltado à qualificação e à capacitação receberá apoio do Governo do Estado, que está empenhado para envolver alunos, professores e sociedade em geral em áreas como eficiência energética e uso consciente dos recursos naturais”, esclarece.
Por meio de unidades móveis de educação, os estudantes realizarão atividades interativas e serão auxiliados por material didático e acesso à pesquisa online. A Eletrobras disponibilizou para o projeto um caminhão adaptado que será apresentado também na noite de quarta-feira. O veículo consegue se desdobrar em uma estrutura externa climatizada, dotada de toda infraestrutura necessária para o conforto de 40 alunos, como computadores, televisores para assistir filmes 3D, ar condicionados e carteiras adequadas.
Além disso, os alunos terão aulas interativas, com dez tipos de experiências diferenciadas, como aprender, na prática, o consumo de energia de uma lâmpada incandescente e de uma fluorescente. Eles também poderão assistir a peças de teatro educativas em um mini palco, com a ajuda de uma mesa de som com oito canais, que pode atingir até duas mil pessoas na área externa, útil para um festival de encerramento da ação.
“A entrada do Governo do Estado no projeto se deu por meio do Comitê de Capacitação e Desenvolvimento Tecnológico do Cepe, vinculado à Seplande. Um integrante do grupo comentou sobre a participação da Eletrobras, uma grande parceira nas ações do Estado”, explicou o secretário adjunto Jackson Pacheco.
Por meio de articulações realizadas pela Seplande, o Projeto Luz do Saber atingirá, inicialmente, dez escolas municipais. Aos poucos, o projeto será ampliado para escolas públicas e outras unidades de ensino de municípios alagoanos.