Uma comissão de vereadores formada pelo presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes (PRB), Ricardo Barbosa (PT) e Heloísa Helena(Psol), realizou na manhã desta segunda-feira (28), uma fiscalização às agências bancárias no Centro da cidade de Maceió, analisando se as instituições bancárias estão cumprindo as leis que visam a segurança e comodidade do cliente.

Os principais quesitos analisados pelos vereadores, foram tempo de espera em fila, colocação de tapumes nos caixas, uso de celular dentro das agências, que deverá ser proibido, além da instalação de máquinas geradoras de senhas.

A comissão de vereadores deixou a Câmara Municipal, com destino às agências do centro. A primeira instituição financeira visitada foi o Banco do Brasil, seguido do Bradesco, ambos na Rua do Livramento, tendo sequência na Rua Do Sol, onde foram visitadas as agências do HSBC, Itaú e outras agências do Banco do Brasil e Bradesco, além da Caixa Econômica.

O presidente da câmara municipal, Galba Novaes, classificou que a visita tem como objetivo de fiscalizar o atendimento ao cliente e apertar o cerco às agência que não cumprem as leis municipais.

“É uma visita normal, mas que precisa ser intensificada. Não podemos vacilar no que diz respeito a segurança do povo. Essas saidinhas de banco se repetem e nós não podemos ficar de mãos atadas”, disse o vereador.

Durante a visita, uma das agências notificadas, o Bradesco da Rua do Livramento, foi apontada como uma das mais infratoras, uma vez que não atende nenhum dos principais requisitos exigidos.

O gerente geral substituto da agência, Eduardo Lacet, recebeu e notificação com as infrações da agência e terá 30 dias para fazer as adequações necessárias. Caso não faça, a administração do banco será punida com as sanções da lei.

“Já havíamos sido notificados pelo Procon e estávamos em processo de resolução desse problema. Agora, recebemos mais essa e estaremos encaminhado para o gerente regional, que tenho certeza, irá atender a solicitação”, afirmou.

Ação é considerada de urgência, uma vez que alguns desses projetos são de anos anteriores, como o de tempo mínimo de 30 minutos nas filas, do então vereador Judson Cabral(PT) em 2006, colocação de tapumes nos caixas, Galba Novaes(PRB) 2010, e por último, a proibição do uso de aparelhos celulares dentro das agências, do vereador Paulo Corintho (PDT) 2011.