Irã: imprensa ocidental "exagerou" sobre descoberta de urânio

26/05/2012 09:45 - Brasil/Mundo
Por Redação

O governo do Irã considerou neste sábado que a descoberta pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de vestígios de urânio enriquecido a 27% na central nuclear de Fordo é um "assunto técnico insignificante", exagerado pela imprensa ocidental.

"A referência por alguns meios de comunicação a estes assuntos técnicos insignificantes revela objetivos políticos para afetar o ambiente de cooperação construtiva entre o Irã e a AIEA", afirmou o representante iraniano na agência da ONU, Ali Asghar Soltanieh.

"Como a AIEA menciona em seu relatório, este é um assunto técnico clássico sobre o qual os analistas abriram uma investigação", afirmou Soltanieh.

A AIEA revelou na sexta-feira em um relatório a descoberta de partículas de urânio enriquecido a 27% na instalação subterrânea de Fordo, 150 km ao sul de Teerã, quando o nível máximo de enriquecimento declarado pelo Irã é de 20%.

O nível permanece muito inferior aos 90% necessários para fabricar bombas atômicas. Segundo o documento, Teerã explicou que a produção das partículas "pode estar ligada a razões independentes do controle do operador" da usina, mas a AIEA pediu detalhes adicionais.

As grandes potências ocidentais e Israel acusam o Irã de querer produzir a bomba atômica, o que a República Islâmica nega, alegando que seu programa é apenas civil.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..