Mais uma ação de combate ao trabalho infantil foi lançada em Alagoas. Na manhã desta quinta-feira (24), no palácio República dos Palmares, com a presença do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, o secretário de educação, Adriano Soares e a representante do Ministério da Educação (MEC), Maria Luiza Martins Alécio, foi assinado um termo de compromisso que impulsiona a erradicação do trabalho infantil em Alagoas.
Com a intenção de erradicar o trabalho infantil, com menores de 18 anos, vários órgãos e segmentos participaram do evento que espera sensibilizar os poderes legislativo, executivo e judiciário, combatendo este tipo de ato, em várias situações, considerado escravo.
Além de Maceió, municípios como Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Matriz do Camaragibe e União dos Palmares entregarão uma carta com reivindicações, pedindo um reforço no combate ao trabalho infantil.
O governador Teotônio Vilela Filho destacou o programa e reforçou que este é apenas um impulso, já que ações de combate ao trabalho infantil é permanente. “Não é nenhuma novidade o combate a este tipo de crime em Alagoas. Mas, sabemos que existem pessoas que não têm medo de nada e continuam praticando estes atos, por isso, estamos reforçando a erradicação do trabalho infantil”, disse.
Já o secretário de educação, Adriano Soares, lembrou que este trabalho irá fortalecer o trabalho de reconstrução da educação em Alagoas. “Vamos aprofundar o relacionamento com os municípios nesse combate, sem falar que iremos reforçar a situação das escolas, por que o reflexo dessa erradicação, será um maior número de crianças nas escolas”, afirmou o secretário.
Como primeiro capítulo dessa nova etapa do processo de erradicação do trabalho infantil, uma audiência pública será realizada nesta sexta-feira (25), às 9h, na Assembleia Legislativa e terá a participação de jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).