Habitação segue com transferência de moradores para Vila dos Pescadores‏

23/05/2012 01:23 - Maceió
Por Redação

A Prefeitura de Maceió, por meio dos diversos órgãos envolvidos na operação logística, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), deu sequência ontem ao calendário elaborado para transferência das famílias da Favela de Jaraguá para os novos apartamentos no Conjunto Vila dos Pescadores, localizado na Praia do Sobral, Avenida Assis Chateaubriand, Trapiche.

O plano de remanejamento total será executado no decorrer da semana e a meta do dia 21 foi atingida totalmente, com a mudança de 41 famílias. Nesta terça-feira (22), a meta era transferir mais 108 famílias e, nesta quarta-feira, a remoção de mais 11 famílias; na quinta (24), 88 famílias; e na sexta (25), o remanejamento será concluído com a transferência de 29 famílias.

O secretário municipal de Habitação, Nilton Nascimento, disse que se sente muito feliz com os resultados e que essa mesma reação era notada no semblante das famílias que já estão ocupando as novas moradias. “A Prefeitura conclui um projeto que resgata a dignidade dessas pessoas”, explicou o secretário.

Também estão envolvidos nessa ação os seguintes órgãos: secretarias de Segurança Comunitária (Semsc) e de Assistência Social (Semas); superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), de Transportes e Trânsito (SMTT) e de Limpeza Urbana (Slum); Conselho Tutelar, Samu, Centro de Zoonoses, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Federal e Porto de Maceió.

Concluído todo esse processo, a etapa seguinte será a execução do projeto que compreende exatamente a urbanização da área que está sendo desocupada, com a construção de equipamentos urbanos que darão sustentabilidade a essas famílias beneficiadas com o projeto, como local para secagem do pescado, bicicletário, oficinas de tecelagem de redes, lanchonete/restaurante, administração, fábrica de gelo, banheiros públicos, museu da pesca, loja de artesanato, além da construção de um mercado para a comercialização do pescado e mariscos e da associação dos pescadores. Todas essas realizações serão destinadas, exclusivamente, aos trabalhadores que atualmente vivem no local e desempenham atividades da pesca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..