O governador Teotonio Vilela Filho recebe, em audiência nesta quinta-feira (24), os membros da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil. No encontro, que ocorrerá às 10h30 na Sala dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares, deverá ser assinado termo de compromisso garantindo a elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador.
A Caravana do Nordeste, que já passou por vários Estados da região, tem como principal objetivo sensibilizar autoridades e sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil. Além disso, pretende comprometer todos esses atores na eliminação do problema, contribuindo para que o País alcance o objetivo de eliminar, até 2016, as piores formas de trabalho infantil.
Fazem parte a caravana a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira; e os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Guilherme de Cerqueira Madeira Campos, e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, José Gomes.
Também participarão da audiência os secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Trabalho, Turismo e Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, além de representantes dos Conselhos Setoriais (Educação, Saúde, Assistência e Direitos Humanos), Conselhos Tutelares, Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Projovem Adolescente.
A Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil é uma preparação para a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que será realizada no Brasil em 2013.
Agenda
Na sexta-feira (25), está prevista audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. No Estado, a Caravana Nacional será recepcionada pelas crianças e adolescentes do Peti e do Projovem dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares.