Herrera marca três e Botafogo vira para cima do São Paulo "fora de casa"

20/05/2012 14:57 - Futebol
Por Redação
Image

Botafogo e São Paulo fizeram um clássico de estreia das equipes no Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo, num Engenhão com cara de Morumbi. A torcida alvinegra compareceu em número bastante reduzido - 7.008 presentes - depois da perda do Campeonato Carioca e da eliminação precoce na Copa do Brasil, enquanto as torcidas organizadas do São Paulo faziam muito barulho no Setor Sul, com mais faixas e bandeiras que os donos da casa, fazendo com que os jogadores nem se sentissem visitantes. O fato inusitado, no entanto, não favoreceu o São Paulo. Em noite inspirada do argentino Herrera, autor de três gols, o Botafogo venceu o Tricolor por 4 a 2, de virada, calando os visitantes incômodos, que tiveram de voltar para casa ouvindo com um "uh, vai lavar roupa" entoado pelos adversários, referência à aposta feita entre Luis Fabiano e Renato, que combinaram antes da partida de o perdedor lavar o uniforme do vencedor. 

O jogo começou com muitos erros de passe das duas equipes, que pareciam nervosas em campo. O São Paulo, aos poucos, começou a parar e tocar a bola com calma, e acabou criando a primeira boa oportunidade da partida. Aos 7min, Luis Fabiano enganou toda a defesa alvinegra com um drible de corpo, invadiu a área, mas acabou sendo travado na hora do arremate. O Botafogo respondeu em seguida, num perigoso contra-ataque puxado por Vitor Junior, que atravessou metade do campo e chutou da entrada da área, tirando tinta da trave direita de Denis.

A boa jogada não assustou o São Paulo, que seguiu comandando as ações até chegar abrir o placar, aos 12min. Lucas recebeu pelo lado direito, pedalou e passou como quis por Renato antes de cruzar para a área, onde Jadson estava completamente livre, próximo à marca do pênalti. O apoiador tricolor sequer dominou a bola e mandou de primeira praticamente no ângulo direito de Jefferson, que não teve o que fazer e apenas viu a bola tocar a trave antes de morrer no fundo da rede.

O gol não mudou em nada o panorama do jogo. O Botafogo continuou com muitos erros de marcação e posicionamento, deixando Lucas completamente solto para exibir vasto repertório de dribles e pedaladas pelo lado direito do ataque são-paulino. O Tricolor quase chegou aos segundo gol aos 26min, mas desta vez pelo lado esquerdo, com o ex-alvinegro Cortez. O lateral fez grande jogada em cima de Lucas, tabelou com Jadson, passou por Brinner e entrou livre na área, mas chutou com o pé direito e acertou a rede de Jefferson, mas pelo lado de fora.

Os únicos lampejos de criatividade no Botafogo saíam dos pés de Vítor Junior, que aos 41min conseguiu levar perigo pela segunda vez, mesmo assim com um chute da intermediária que passou rente ao poste esquerdo de Denis. No último lance do primeiro tempo, porém, foi o São Paulo que quase marcou, novamente com Lucas, após cabeçada no ângulo, que Jefferson foi buscar. Foi quando a torcida alvinegra se fez presente, mas não aplaudindo, e sim vaiando muito o time após o apito de Sandro Meira Ricci.

"Não temos que pensar se o estádio está cheio ou vazio. Todos os jogos do campeonato são importantes. Vamos tentar voltar melhor no segundo tempo e buscar dar alegria aos que estão aqui ou acompanhando em casa", disse o zagueiro Brinner, lamentando a ausência da torcida.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com o criticado argentino Herrera no lugar do ídolo uruguaio Loco Abreu, mas em menos de cinco minutos Herrera fez mais do que Abreu em todo o primeiro tempo. Inclusive gol. Aos 4min, Lucas fez cruzamento preciso pela direita e o atacante alvinegro cabeceou com ainda mais precisão no canto esquerdo de Denis.

O gol acendeu os alvinegros, que poderia ter virado aos 8min, em mais uma boa jogada de Herrera e Marcio Azevedo, mas o São Paulo não esmoreceu e rapidamente retomou o controle do jogo. Aos 10min, Jadson cruzou na medida para Luis Fabiano, mas Jefferson fez uma defesa extraordinária e evitou o gol. Seis minutos depois, porém, não teve jeito. Em novo cruzamento de Jadson, Fabuloso subiu mais que a zaga e testou. Desta vez, a bola bateu em Brinner e enganou o goleiro Jefferson.

Muito mais na raça de Herrera do que na organização tática, o Botafogo cresceu novamente e voltou a empatar. Aos 23min, o argentino foi derrubado na área por Paulo Miranda. Sandro Meira Ricci marcou pênalti e, na cobrança, o atacante deslocou Denis com categoria para deixar tudo igual no Engenhão. Cinco minutos depois, o Alvinegro contou com a sorte que estava com Luis Fabiano para virar a partida. Vitor Junior cobrou falta da entrada da área, a bola bateu em Cícero e traiu o goleiro tricolor.

O técnico Leão, então, decidiu trocar Casemiro e Jadson por Maicon e Fernandinho. As alterações selaram o destino do São Paulo. Maicon falhou em saída de bola, perdeu a jogada para Fellype Gabriel, que serviu Herrera. O argentino fuzilou Denis, decretou a vitória alvinegra e tirou de Lucas o prêmio de melhor jogador em campo. No fim, as vaias deram lugar aos aplaudos, sobretudo ao técnico Oswaldo de Oliveira, que acabou expulso por Sandro Meira Ricci, a Vitor Junior e, claro, Herrera. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..